Os estágios do empreendedorismo social no projeto Gastromotiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v13i2.1256

Palavras-chave:

Estágios. Empreendedorismo Social. Projeto Gastromotiva

Resumo

A sociedade civil tem buscado por meio do empreendedorismo social soluções inovadoras e sustentáveis. O projeto Gastromotiva surge com o intuito de tirar indivíduos da condição de excluídos socialmente por meio da capacitação em gastronomia. Neste contexto, este estudo tem por objetivo analisar os estágios de desenvolvimento do empreendedorismo social no projeto Gastromotiva. Optou-se por um estudo de abordagem qualitativa e caráter descritivo. Os resultados demonstraram que a Gastromotiva passou por todos os estágios de desenvolvimento do empreendedorismo social. A identificação de oportunidades ocorreu após a visita do fundador a uma favela, quando ele sentiu que havia potencial nos indivíduos que lá viviam. A avaliação de oportunidades, começou quando o fundador avaliou utilizar seus conhecimentos e a rede de contatos que possuía para iniciar um empreendimento social naquela localidade. A formalização de oportunidades, desenrolou-se por meio do aprimoramento das atividades, definindo os princípios norteadores do projeto, os valores, o enquadramento jurídico da atividade, bem como a questão dos voluntários do projeto. A exploração de oportunidades, ocorreu de forma natural no projeto, pois os resultados iniciais atraíram outros empreendedores que formaram redes, parceiros que proporcionaram o aporte de recursos financeiros, materiais e de estruturas, o que possibilitou que o projeto se expandisse. E quanto ao último estágio do empreendedorismo social, o escalonamento de oportunidades, foi por meio do desejo do fundador que se criou uma tecnologia social capaz de ser replicada em outros contextos, proporcionando mudança e criação de oportunidades para indivíduos de outras localidades.

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Biografia do Autor

Giovani Bonfim, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis/Brasil). Pesquisador das áreas de Empreendedorismo, Empreendedorismo Social e Inovação Social na Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis/Brasil).

Iara Regina dos Santos Parisotto, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutora (2012) em Administração UNINOVE, Mestre em Ciências Contábeis-Controladoria pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2005), especialista em Gerência Contábil e Auditoria e Gerência da Qualidade dos Serviços Contábeis, graduada em Ciencias Contabeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1991). Professora TI-40H FURB. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) - e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. Atua como professora permanente do Mestrado em Administração e do Doutorado em Ciências Contábeis e Administração.

Ronaldo Leão de Miranda, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutor em Ciências Contábeis e Administração (PPGCC/PPGAD) pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (Santa Catarina). Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (Santa Catarina). Bacharel em Administração pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Santo Ângelo (Rio Grande do Sul). Professor Substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso.

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Publicado

2022-08-02

Como Citar

Bonfim, G., Parisotto, I. R. dos S., & de Miranda, R. L. (2022). Os estágios do empreendedorismo social no projeto Gastromotiva. Revista De Gestão E Secretariado, 13(2), 127–147. https://doi.org/10.7769/gesec.v13i2.1256

Edição

Seção

Artigos