O Processo de Planejamento de Vendas e Operações (S&OP) em uma Empresa de serviços de Telecomunicações: um estudo de caso exploratório

Autores

  • Mariana de Oliveira Pereira Fernandes Faculdade de Gestão e Negócios
  • Jean Carlos Domingos UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS
  • Leonardo Caixeta de Castro Maia Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN http://orcid.org/0000-0002-4009-3665

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v11i1.888

Palavras-chave:

Serviços. S&OP. Estudo de caso. Telecomunicações.

Resumo

A integração entre vendas e operações auxilia a empresa a operar em sua capacidade máxima, otimizar a utilização de seus ativos e obter maior nível de serviço. O objetivo deste trabalho é realizar um estudo de caso relatando o processo de S&OP de uma empresa de serviços de telecomunicações e compará-lo com a literatura, descrevendo as motivações para utilização, as barreiras encontradas no processo e os principais benefícios. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, seguida de um estudo de caso, o qual envolveu entrevistas com os principais participantes do processo, observações não participantes em reuniões do processo e análise de documentos relativos ao S&OP. Dentre as principais motivações que levaram a empresa a adotar este processo foram melhorar o dimensionamento da capacidade e da demanda e reduzir custos em toda a cadeia de produto. Os maiores desafios no uso foram conseguir a mudança cultural exigida pela inserção do S&OP na empresa, a quebra de paradigmas em função da implantação de novos controles e a disciplina nos prazos que o processo demanda. Como resultado, ocorreu o aumento da disponibilidade de informações essenciais para a tomada de decisão, a maior visibilidade dos gargalos da organização, a aproximação entre os diversos departamentos, a redução dos custos operacionais e a redução do tempo de entrega do serviço ao cliente final. Foi observado que o processo aplicado à empresa segue, em quase sua totalidade, os conceitos verificados na literatura.

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Biografia do Autor

Mariana de Oliveira Pereira Fernandes, Faculdade de Gestão e Negócios

Graduação em Administração - UFU/FAGEN

Jean Carlos Domingos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Paulista (2001),

Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2004)

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2013)

Leonardo Caixeta de Castro Maia, Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN

Graduação em Engenharia Mecânica (UFU/FEMEC)

Mestrado em Administração (UFU/FAGEN)

Doutorado em Administração (FGV/EAESP)

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Publicado

2020-04-01

Como Citar

Fernandes, M. de O. P., Domingos, J. C., & Maia, L. C. de C. (2020). O Processo de Planejamento de Vendas e Operações (S&OP) em uma Empresa de serviços de Telecomunicações: um estudo de caso exploratório. Revista De Gestão E Secretariado, 11(1), 201–225. https://doi.org/10.7769/gesec.v11i1.888

Edição

Seção

Artigos