A gestão do conhecimento na percepção dos secretários executivos de uma instituição federal de ensino

Autores

  • Danielle Santos da Silva Carvalho Universidade Potiguar
  • Laís Karla da Silva Barreto Universidade Potiguar
  • Lydia Maria Pinto Brito Universidade Potiguar
  • Manoel Pereira da Rocha Neto Universidade Potiguar

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v10i2.826

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Secretariado Executivo, Instituição Federal

Resumo

O presente artigo é um recorte da dissertação intitulada “A gestão do conhecimento na percepção dos secretários executivos de uma instituição federal de ensino” (UNP, 2018) no qual o objetivo foi analisar o estágio atual da Gestão do Conhecimento (GC) na percepção dos secretários executivos de uma Instituição Federal de Ensino do Nordeste Brasileiro. O modelo teórico utilizado foi o de Bukowitz e Williams (2002) com definição de variáveis em Brito, Oliveira e Castro (2012). Tratou-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa que se configurou como um estudo de caso. Utilizando-se o modelo de diagnóstico foram investigadas as sete seções do conhecimento em seus níveis tático e estratégico. Os dados obtidos foram tratados em planilha eletrônica, onde os indicadores de Gestão do Conhecimento foram padronizados de acordo com Castro (2011). Os sujeitos da pesquisa foram os 15 secretários executivos da instituição estudada. Os resultados sinalizaram valores superiores aos propostos por Bukowitz e Williams (2002), retratando uma organização com resultado considerado satisfatório para obtenção, construção, contribuição e utilização do conhecimento e um resultado de moderado para fraco no que se refere a aprendizagem, avaliação e descarte de informações. Observou-se que a organização precisa investir na capacitação de pessoas que exerçam a liderança em conhecimento, estimulando as equipes a explorarem seu potencial, refletindo sobre como seu trabalho pode trazer benefícios a instituição. As entrevistas realizadas com os profissionais lotados na reitoria serviram para enriquecer a pesquisa e agregar informações que possam ser utilizadas para a melhoria da gestão da informação organizacional.

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Biografia do Autor

Danielle Santos da Silva Carvalho, Universidade Potiguar

Mestrado Profissional em Administração

Laís Karla da Silva Barreto, Universidade Potiguar

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora titular da Universidade Potiguar-UNP.

Lydia Maria Pinto Brito, Universidade Potiguar

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2004). Professora titular da Universidade Potiguar-RN.

Manoel Pereira da Rocha Neto, Universidade Potiguar

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Professor titular da Universidade Potiguar (UnP).

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Publicado

2019-08-12

Como Citar

Carvalho, D. S. da S., Barreto, L. K. da S., Brito, L. M. P., & Neto, M. P. da R. (2019). A gestão do conhecimento na percepção dos secretários executivos de uma instituição federal de ensino. Revista De Gestão E Secretariado, 10(2), 1–29. https://doi.org/10.7769/gesec.v10i2.826

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