Possibilidades de internacionalização do Curso de Secretariado Executivo na América do Sul
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v9i3.800Palavras-chave:
Secretariado Executivo, Internacionalização do Ensino Superior, Matriz CurricularResumo
Tendo em vista os ganhos institucionais advindos do processo de internacionalização da educação superior, este estudo tem como objetivo geral buscar possibilidades para ações de internacionalização entre o Curso de Secretariado Executivo (SE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e aqueles localizados em países sul-americanos. Como objetivo específico, pretende-se identificar os cursos de graduação que se assemelham à nomenclatura e à matriz curricular de formação do profissional de SE. A partir desse conhecimento, entende-se que haverá maior possibilidade de cooperação internacional a fim de fortalecer a formação dos estudantes, assim como contribuir com o processo de verticalização da área de SE. Para tanto, explana-se sobre conceitos de internacionalização da educação superior, bem como sobre a internacionalização do currículo. Trata-se de um estudo de caso comparativo, apoiado no método exploratório-descritivo e na técnica de coleta de dados secundários. Os resultados apontaram que, no contexto sul-americano, apenas o Equador oferta cursos de SE em nível superior em termos próximos aos do Brasil. Por um lado, a comparação entre as matrizes curriculares revelou muitas semelhanças entre as disciplinas da área secretarial; por outro lado, as disciplinas da área administrativa e comunicação demonstraram menores semelhanças. Essa dificuldade em encontrar cursos com maior compatibilidade sugere, como apontado na literatura, uma necessidade de maior flexibilização para a mobilidade acadêmica.
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