Utilização do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) como ferramenta de avaliação do desempenho de alunos de uma Instituição de Ensino Superior paulistana

Autores

  • Marcus Vinicius Cesso Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Renato Ribeiro Nogueira Ferraz Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v8i3.627

Palavras-chave:

ENADE, Avaliação do Ensino Superior, Desempenho Discente, Estratégia.

Resumo

Este artigo tem como objetivo verificar a importância da aplicação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE como ferramenta para avaliação do desempenho discente no curso de graduação em Administração de uma Instituição de Ensino Superior - IES, contribuindo para a gestão e melhoria dos resultados de ensino. Utilizou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa documental em que foram analisados os últimos relatórios disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP como forma de evolução do desempenho discente seguindo os critérios do ENADE em uma IES da cidade de Guarulhos. Por meio do acesso público aos Relatórios do ENADE, a IES pôde promover suas intervenções em cinco critérios estabelecidos, que permitissem verificar a adesão do corpo discente no dia do exame, a média das notas obtidas no ENADE, a percepção da prova, o perfil socioeconômico dos alunos e o processo de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Marcus Vinicius Cesso, Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Especialista em Marketing pela Universidade de São Paulo / ECA (2011). Interesse em pesquisas na Linha de Estratégia focado nas áreas de Desempenho e Avaliação de Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Instituições de Ensino Superior. 

Renato Ribeiro Nogueira Ferraz, Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Pós-Doutorado e Doutorado em Ciências Básicas pela UNIFESP (CAPES 7). É Mestre em Ciências Básicas, também pela UNIFESP. É Professor Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), ambos da UNINOVE. Membro da ANPAD.

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Publicado

2017-12-01

Como Citar

Cesso, M. V., & Ferraz, R. R. N. (2017). Utilização do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) como ferramenta de avaliação do desempenho de alunos de uma Instituição de Ensino Superior paulistana. Revista De Gestão E Secretariado, 8(3), 93–112. https://doi.org/10.7769/gesec.v8i3.627

Edição

Seção

Artigos