Utilização do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) como ferramenta de avaliação do desempenho de alunos de uma Instituição de Ensino Superior paulistana
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v8i3.627Palavras-chave:
ENADE, Avaliação do Ensino Superior, Desempenho Discente, Estratégia.Resumo
Este artigo tem como objetivo verificar a importância da aplicação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE como ferramenta para avaliação do desempenho discente no curso de graduação em Administração de uma Instituição de Ensino Superior - IES, contribuindo para a gestão e melhoria dos resultados de ensino. Utilizou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa documental em que foram analisados os últimos relatórios disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP como forma de evolução do desempenho discente seguindo os critérios do ENADE em uma IES da cidade de Guarulhos. Por meio do acesso público aos Relatórios do ENADE, a IES pôde promover suas intervenções em cinco critérios estabelecidos, que permitissem verificar a adesão do corpo discente no dia do exame, a média das notas obtidas no ENADE, a percepção da prova, o perfil socioeconômico dos alunos e o processo de ensino-aprendizagem.
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