CURRÍCULOS DE SECRETARIADO EXECUTIVO: ALGUMAS REFLEXÕES

Autores

  • Ubirajara Junior Gerardin Faculdades Integradas Claretianas - Rio Claro
  • Aneridis Aparecida Monteiro Centro Universitário Hermínio Ometto - Uniararas(SP)
  • Viviana Cristina Gianini Faculdades Integradas Claretianas - Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v2i2.53

Palavras-chave:

Currículo, Educação, Secretariado Executivo

Resumo

Ao longo dos últimos anos o curso de graduação em bacharelado em Secretariado Executivo é alvo de concepções errôneas, bem como de comparações equivocadas a outros cursos de áreas afins e/ou nomenclaturas semelhantes. Emerge nesse sentido a necessidade de estudos que tragam de forma esclarecedora, a discussão de como é elaborada a estrutura curricular desse curso de graduação. Dessa forma, este artigo tem como objetivo principal comparar a estrutura curricular de três instituições de ensino superior do Brasil, tendo como objeto de estudo duas universidades públicas e uma privada em três regimes distintos, federal, estadual e privado. Para tanto, parte-se de um levantamento bibliográfico com autores que têm discutido as concepções de currículo, de um modo geral, servindo como base no estudo, bem como à abordagem da Diretriz Curricular Nacional (DCN) do curso no intuito de verificar os aspectos igualitários e diferenciais em relação a estas três instituições de ensino superior, onde serão valorizadas esferas de ordem social, institucional e regimentar. As conclusões apontam para a abrangência e relevância do curso de Secretariado Executivo, bem como que as IES analisadas estão adequadas às exigências do Ministério da Educação no tocante à formação acadêmica desses profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ubirajara Junior Gerardin, Faculdades Integradas Claretianas - Rio Claro

Secretário Executivo - SRTE 47238/SP, formado pelas Faculdades Integradas Claretianas - Rio Claro, ano de 2008; Especialista em Docência para o Ensino Superior - UNIARARAS (SP); Temas de interesse: secretariado e ética, ensino de secretariado, currículos de secretariado e assessoria executivo-acadêmica. Servidor da Universidade Estadual Paulista/IGCE - Campus de Rio Claro; Professor-pesquisador voluntário do Curso de Secretariado Executivo Trilíngue das Faculdades Integradas Claretianas - Rio Claro.

Aneridis Aparecida Monteiro, Centro Universitário Hermínio Ometto - Uniararas(SP)

Doutora em Educação: Currículo, linha de pesquisa Novas Tecnologias em Educação (PUC-SP). Mestre em Educação pela UFSCar. Possui Especialização em Administração e Supervisão Escolar e Especialização em Metodologia de Ensino. Graduada em Letras e Pedagogia. Coordenadora da Área de Educação dos cursos a distância do Centro Universitário Herminio Ometto (desde 2009); Coordenadora do curso: Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Herminio Ometto (desde 2010). Professora Universitária (desde 1997) em cursos presencias de Graduação, Extensão e Pós-Graduação (Especialização). Professora (2008) no Curso Educação a Distância em Projetos Socioculturais promovido pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Professora Tutora On-line (2009) no Curso de Especialização em Tutoria em EaD, projeto de pesquisa Formação de Professores, vinculado ao Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Tem experiência na área de Educação e Educação a Distância com ênfase na formação de professores, TIC, inclusão digital, gestão escolar e currículo.

Viviana Cristina Gianini, Faculdades Integradas Claretianas - Rio Claro

Secretária Executiva - SRTE 47824/SP , pelas Faculdades Integradas Claretianas (2006), Especialização em Educação: Direito Educacional (2008). Atualmente é Secretária da Direção Acadêmica - Faculdades Integradas Claretianas. Tem experiência na área de Secretariado Executivo, com ênfase em Assessoria Executiva, Gestão Acadêmica e Educacional. Professora-pesquisadora voluntária do Curso de Secretariado Executivo Trilíngue das Faculdades Integradas Claretianas - Rio Claro.

Downloads

Publicado

2012-05-08

Como Citar

Gerardin, U. J., Monteiro, A. A., & Gianini, V. C. (2012). CURRÍCULOS DE SECRETARIADO EXECUTIVO: ALGUMAS REFLEXÕES. Revista De Gestão E Secretariado, 2(2), 58–78. https://doi.org/10.7769/gesec.v2i2.53

Edição

Seção

Artigos