Avaliação de Marcas de Luxo: Um Estudo Experimental com Dois Fatores Moderadores

Autores

  • Andrea Kassouf Pizzinatto UNIMEP
  • Evandro Luiz Lopes Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo, Brasil. Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, São Paulo, Brasil.
  • Suzane Strehlau Universidade Nove de Julho e ESPM
  • Nadia Kassouf Pizzinatto UNIMEP

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v7i3.506

Palavras-chave:

Marcas. Marcas de luxo. Endossador. Efeito país de origem.

Resumo

O marketing de marcas de luxo apresenta algumas particularidades em relação ao utilizado em outros mercados. O objetivo principal deste estudo é identificar os efeitos do endossamento de celebridades e do país de origem na avaliação de marcas de luxo. Para tanto, realizaram-se dois experimentos, nos quais as variáveis foram manipuladas por meio de anúncios publicitários desenvolvidos para este fim. Os resultados indicam que a) a avaliação da marca de luxo não é favorecida pela utilização de endossamentos, mesmo de celebridades, e b) existem indícios quanto ao efeito país de origem na moderação da avaliação realizada pelos consumidores em determinadas circunstâncias.

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Biografia do Autor

Andrea Kassouf Pizzinatto, UNIMEP

Doutora em administração

Evandro Luiz Lopes, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo, Brasil. Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, São Paulo, Brasil.

Mestre e Doutor em Administração de Empresas

Suzane Strehlau, Universidade Nove de Julho e ESPM

Doutora em Administração

Nadia Kassouf Pizzinatto, UNIMEP

Doutora em Administração

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Publicado

2016-12-02

Como Citar

Pizzinatto, A. K., Lopes, E. L., Strehlau, S., & Pizzinatto, N. K. (2016). Avaliação de Marcas de Luxo: Um Estudo Experimental com Dois Fatores Moderadores. Revista De Gestão E Secretariado, 7(3), 96–122. https://doi.org/10.7769/gesec.v7i3.506

Edição

Seção

Artigos