O Impacto das Políticas de Eventos no Clima Organizacional

Autores

  • Maria do Carmo Ferreira Lima FATEC _ UNINOVE
  • Gabriela Duarte FATEC_SP
  • Aline Araujo FATEC_SP
  • Maria Cecília Paiva FATEC SP.

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v5i1.262

Palavras-chave:

Política de Eventos, Secretariado, Gestão

Resumo

Focando cada vez mais as relações pessoais e o indivíduo, as organizações têm percebido a necessidade de um clima organizacional positivo para seu bom desempenho e desenvolvimento. Ao considerar as políticas de eventos como uma ferramenta motivacional e de incentivo à relação interpessoal, na pesquisa pretende-se  aprofundar no assunto para estabelecer uma relação entre a utilização de tais práticas e seu impacto na geração de um ambiente de trabalho favorável. A realização da pesquisa deu-se em duas fases: uma de natureza exploratória-bibliográfica e outra de natureza quantitativa descritiva. Com a aplicação dos questionários foi verificado que as organizações não priorizam as necessidades e expectativas de seus funcionários, esquecendo que eles são recursos essenciais. Embora os colaboradores reconheçam que seu nível de motivação e integração são elevados com as aplicações de práticas de eventos e, além disso, afirmaram que há influências destas práticas em todo o clima da organização, são poucas as empresas que as adotam como ferramenta estratégica. Verificou-se ainda a grande disparidade existente entre a frequência e a influência desses eventos no cenário corporativo, que demonstraram a falta de conhecimento das organizações quando foi tratado na pesquisa sobre a opinião de seus colaboradores. Assim com os resultados da pesquisa percepeu-se que se as organizações investissem nos eventos corporativos com foco nos funcionários, conseguiriam elevar o estado de motivação de seus empregados.

DOI: 10.7769/gesec.v5i1.262

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Carmo Ferreira Lima, FATEC _ UNINOVE

Bacharel em Secretariado Especialista em Recursos Humanos Mestre em Administração Docente desde 2002

Gabriela Duarte, FATEC_SP

Egressa do Curso de Automação de Esritórios e Secretariado da FATEC_SP

Aline Araujo, FATEC_SP

Egressa do curso de Automação de Escritórios e Secretariado da FATEC SP.

Maria Cecília Paiva, FATEC SP.

Egressa do curso de Automação de Escritórios e Secretariado da FATEC SP.

Referências

Bekin, Saul Faingaus. (1995). Conversando sobre endomarketing. São Paulo: Makron Books.

Bervian, Pedro Alcino; Silva, Roberto da & Cervo, Amado Luiz (2007). Metodologia Cientifica. (6a ed.) São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Bohlander, G.; Snell, Scott & Sherman, Arthur. (2005). Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.

Cesca, Cleuza G. Gimenes (2008). Organização de eventos: manual para planejamento e execução. São Paulo. Summus Editorial.

Cobra, Marcos & Brezzo, Roberto (2010). O novo marketing. Rio de Janeiro: Elsevier.

França, Limongi (2008). Práticas de Recursos Humanos: PRH. São Paulo: Atlas.

Greiner, Larry. (1967). Patterns of organizations change. Harvard Business Review, May/June 1967. pp. 119-122.

Hitt, M. A.; Ireland, R. D. & Hoskis Son, R. E. (2002) Administração estratégica. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.

Hitt, Michael A.; Miller, C. Chet & Colella, Adrienne (2007). Comportamento organizacional: uma abordagem estratégica. Rio de Janeiro: LTC.

Luz, Ricardo (2001). Clima organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark.

Mcclelland, D. C. (1972). A sociedade competitiva : realização e progresso social. Rio de Janeiro: Expansão e Cultura.

Moscovici, Fela (1997). Desenvolvimento interpessoal: treinamento em grupo. Rio de Janeiro: José Olympio.

Phillips, Jack J.; Myhill Monica; & Mcdonough James (2001). B. Valor estratégico dos eventos: como e por que medir ROI. São Paulo: Aleph.

Ponce, Felicia Alejandrina Urbina. (1995). Marketing Interno: um estudo de caso no setor de franqueado do ramo de perfumaria e cosmético nas cidades de São Paulo e Osasco. Tese de Doutorado, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Pugh, D. S. (1969). Organization theory: An approach from psychology. Human Relations, 22, 345-354. DOI: https://doi.org/10.1177/001872676902200405

Souza, A. & Santos, G. (1992). Endomarketing: considerações teóricas e práticas de uma estratégia de integração. In: ANPAD, Marketing, vol. 5. Rio Grande do Sul.

Andrade, Renato Brenol. (1999). Manual de eventos. Caxias do Sul: Educs.

Acevedo, Claudia Rosa; Nohara, Jouliana Jordan. (2010). Monografia no curso de administração: guia completo de conteúdo e forma: inclui normas atualizadas da ABNT, TCC, TGI, trabalhos de estágio, MBA, dissertações, teses. 3 ed. São Paulo: Atlas.

Downloads

Publicado

2014-04-01

Como Citar

Lima, M. do C. F., Duarte, G., Araujo, A., & Paiva, M. C. (2014). O Impacto das Políticas de Eventos no Clima Organizacional. Revista De Gestão E Secretariado, 5(1), 131–145. https://doi.org/10.7769/gesec.v5i1.262

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.