GÊNEROS DO UNIVERSO OFICIAL/EMPRESARIAL: PARA ALÉM DOS MANUAIS DE REDAÇÃO

Autores

  • Erivaldo Pereira do Nascimento Universidade Federal da Paraíba e CNPq

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v1i2.21

Palavras-chave:

Gêneros Textuais, Redação Comercial e Oficial, Argumentação

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir as contribuições dos estudos sobre a teoria dos Gêneros do Discurso de Bakhtin (2000 [1979]), para a descrição dos textos do universo empresarial/oficial. Trata-se de um trabalho descritivo e que aplica os critérios utilizados pelo autor para descrever os gêneros textuais/discursivos em dois gêneros formulaicos: a ata e o memorando. Este trabalho está vinculado às investigações realizadas na Universidade Federal da Paraíba, através do projeto intitulado “ESTUDOS SEMÂNTICO-ARGUMENTATIVOS DE GÊNEROS DO DISCURSO: Redação escolar e gêneros formulaicos (ESAGD)”, financiado pelo CNPq, que tem como um dos seus principais objetivos investigar a argumentatividade presente em gêneros textuais do universo empresarial/oficial, tais como memorando, ata, ofício etc. Neste trabalho, mostraremos, a partir de investigações já realizadas e também em andamento, como é possível definir e descrever alguns gêneros do discurso, a partir de critérios linguístico-discursivos, sem ter que recorrer, exclusivamente, aos manuais de redação comercial/oficial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erivaldo Pereira do Nascimento, Universidade Federal da Paraíba e CNPq

Doutor em Letras (Linguística e Língua Portuguesa), especialista em Linguística Aplicada, graduado em Letras e em Comunicação Social. Professor do Programa de Pós-graduação em Linguística da UFPB, coordenador do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da UFPB. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2010-12-02

Como Citar

Nascimento, E. P. do. (2010). GÊNEROS DO UNIVERSO OFICIAL/EMPRESARIAL: PARA ALÉM DOS MANUAIS DE REDAÇÃO. Revista De Gestão E Secretariado, 1(2), 122–141. https://doi.org/10.7769/gesec.v1i2.21

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)