Empreendedorismo Feminino: Um Estudo sobre sua Representatividade no Município de Toledo – Paraná

Autores

  • Fernanda Cristina Sanches Unioeste
  • Carla Maria Schmidt Unioeste
  • Ivanete Daga Cielo
  • Marta Karina Schmitz Kühn

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v4i2.178

Palavras-chave:

Empreendedorismo feminino, Setores econômicos, Mercado de trabalho.

Resumo

A entrada e participação da mulher no mercado de trabalho, bem como seu crescimento profissional, tem tornado o empreendedorismo feminino uma temática do interesse de vários autores. Nesta dinâmica, o objetivo da pesquisa foi colaborar com um maior entendimento sobre a atuação das mulheres enquanto empreendedoras nos setores econômicos de indústria, comércio e serviços. Para tanto, possui como objeto de estudo as empreendedoras do município de Toledo, localizado na Região Oeste do Paraná. Como fonte de coleta de dados empíricos foi utilizado o cadastro de empresas credenciadas na Prefeitura Municipal de Toledo (2010). Os resultados indicaram que no município há uma participação ativa da mulher enquanto empreendedora, com um total de 58% de participação feminina, sendo que o setor com maior destaque é do comércio.

DOI: 10.7769/gesec.v4i2.178

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Cassol, N. K. (2006). A produção científica na área de empreendedorismo feminino: análise dos estudos indexados na base de dados do Institute for Scientific Information (ISI). 2006. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Regional de Blumenau, Blumenau.

Dornelas, J. C. A. (2003). Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. Rio de Janeiro: Elsevier.

GEM. Global Entrepreneurship Monitor (2010) Empreendedorismo no Brasil: 2010. Relatório Nacional. Curitiba: Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade.

Gomes, F. A., Santana, P. G., & Silva, M. J. (2005). Mulheres empreendedoras desafios e competências. Técnica Administrativa. Buenos Aires, vol. 4, n. 24, out./dez. 2005.

Hashimoto, M. (2006). Espírito Empreendedor nas Organizações: aumentando a competitividade através do intra-empreendedorismo. São Paulo: Saraiva.

Hisrich, R. D, Peters, M. P., & Shepherd, D. (2009) A. Empreendedorismo. Rio Grande do Sul: Bookman.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Recuperado em fevereiro de 2012 de <http://www.ibge.com>.

Machado, H. V. (2002). Identidade empreendedora de mulheres no Paraná. (Tese de Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina.

Meira, C., Durante, R. L., & Oliveira, L. S. (2008). Empreendedorismo Feminino: casos de sucesso de empresárias do Sudoeste do Paraná. In: Anais do Congresso Internacional de Administração, 2008, Ponta Grossa. Anais do ADM 2008, Ponta Grossa.

Silveira, A., Gouvea, A. B. C. T., & Hoeltgebaum, M. (2007). Empreendedorismo feminino: Características, considerações e entendimentos de mulheres gerentes de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina, Brasil. In: Anais do X Seminário em Administração, 2007. São Paulo. Anais do X SIMPOI, São Paulo.

Prefeitura do Município de Toledo (2010). Recuperado em fevereiro de 2010 de <http://www.toledo.pr.gov.br>.

Downloads

Publicado

2013-11-05

Como Citar

Sanches, F. C., Schmidt, C. M., Cielo, I. D., & Kühn, M. K. S. (2013). Empreendedorismo Feminino: Um Estudo sobre sua Representatividade no Município de Toledo – Paraná. Revista De Gestão E Secretariado, 4(2), 134–150. https://doi.org/10.7769/gesec.v4i2.178

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)