Implantação da gestão por competência em uma instituição de ensino superior pública: desafios e perspectivas

Autores

  • Priscila Araujo Silva Universidade Estadual do Ceará
  • Sueli Maria de Araújo Cavalcante Universidade Federal do Ceará
  • Patricia Araujo Silva Universidade Estadual do Ceará http://orcid.org/0000-0003-3809-0649
  • Mara Rosalia Ribeiro Silva Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v12i2.1188

Palavras-chave:

Competência, Gestão por Competência, Setor Público.

Resumo

A pesquisa aborda os desafios e as perspectivas da implantação da gestão por competências em uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública localizada em uma capital do Nordeste brasileiro, iniciada no âmbito público em decorrência do Decreto n. 5.707 de 23 de fevereiro de 2006 que instituiu a política de gestão por competências, em âmbito federal. O estudo foi orientado pela seguinte questão de pesquisa: quais os desafios e as perspectivas no processo de implantação de gestão por competências em uma IES? Para atender a esse questionamento, o objetivo geral desta pesquisa é compreender os desafios e as perspectivas no processo de implantação da gestão por competências em uma IES. Na fundamentação teórica, discorre-se sobre gestão por competências e implantação da gestão por competência no setor público. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa qualitativa do tipo exploratório. Em sua fase de campo, realizaram-se seis entrevistas semiestruturadas em profundidade com servidores técnico-administrativos que ocupam cargos de gestão e servidores que participam da equipe de implantação da gestão por competências no órgão. Como resultado, verificou-se que a instituição está implantando a gestão por competências desde 2006, mas, em decorrência dos desafios encontrados -  ambiente complexo, necessidade de mudança na cultura organizacional referentes aos costumes políticos, a rigidez em sua estrutura, a necessidade de motivar servidores a se capacitarem, apesar da estabilidade da função adquirida por meio da legislação vigente - ainda não se obteve sucesso em sua efetiva implantação.

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Biografia do Autor

Priscila Araujo Silva, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Addministração na Universidade Estadual do Ceará

Especialista em Gestão Universitária na Universidade Federal do Ceará

Sueli Maria de Araújo Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Professora do  Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superiorna Universidade Federal do Ceará

Patricia Araujo Silva, Universidade Estadual do Ceará

Mestre pela Universidade Estadual do Ceará

Mara Rosalia Ribeiro Silva, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Administração

 

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Publicado

2021-08-06

Como Citar

Silva, P. A., Cavalcante, S. M. de A., Silva, P. A., & Silva, M. R. R. (2021). Implantação da gestão por competência em uma instituição de ensino superior pública: desafios e perspectivas. Revista De Gestão E Secretariado, 12(2), 173–202. https://doi.org/10.7769/gesec.v12i2.1188

Edição

Seção

Artigos