ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO BILÍNGUE: BUSCANDO UM CAMINHO PARA AS ANÁLISES DE NECESSIDADES ESPECÍFICAS
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v1i1.9Palavras-chave:
Ensino de LE, Prática docente, Trabalho docenteResumo
O presente trabalho tem o objetivo de estabelecer uma abordagem para novos planos de ensino em língua estrangeira que leve em conta as necessidades dos alunos do Curso de Secretariado Executivo Bilíngue. Esse estudo foi realizado em uma grande universidade particular do sudeste do Brasil. Os métodos de pesquisa utilizados foram a análise dos relatos de experiência, a observação sistemática de planos de ensino de docentes de língua estrangeira e um trabalho de campo com entrevistas com profissionais da área de Secretariado Executivo Bilíngue. Para suporte à realização de uma revisão bibliográfica tivemos como referencial teórico autores que discutem o ensino de língua estrangeira pesquisando as características, análises de necessidades de aprendizagem de língua para fins específicos, no caso em pauta, as necessidades do atuante na área de Secretariado Executivo. Como principais resultados tivemos discussões ideológicas que foram da prática docente ao trabalho docente numa perspectiva marxista. Tais discussões podem ser consideradas o embrião de uma pesquisa-ação que ainda está em andamento e que poderá suscitar inúmeros questionamentos ao longo dos replanejamentos com base na análise dos dados estudados pelos docentes envolvidos. Adicionalmente, pudemos observar que para que o trabalho docente garanta aos alunos acesso ao que não é reiterativo na vida social, devemos por em cheque os conceitos desenvolvidos por estudiosos de língua estrangeira com relação à necessidade subjetiva e objetiva, uma vez que a homogeneidade de necessidades é algo muito discutível, pois não se consegue prever qual será modelo de gestão da empresa onde esse aluno trabalhará, bem como a prática social que dita a produção de textos e o âmbito de sua atuação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
• 1. The author(s) authorize the publication of the article in the journal.
• 2. The author(s) ensure that the contribution is original and unpublished and is not being evaluated in other journal(s).
• 3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts expressed in the texts because they are the sole responsibility of the author(s).
• 4. The publishers reserve the right to make adjustments and textual adaptation to the norms of APA.
• 5. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
• 6. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access) at http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html