O uso de blogs enquanto espaços colaborativos para a produção e o compartilhamento da informação na área de Secretariado Executivo

Autores

  • Kaysla Alves e Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Márcia Maria de Medeiros Travassos Saeger Universidade Federal da Paraíba
  • Tabira de Souza Andrade Universidade Federal da Paraíba
  • Maika Buéque Zampier Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v8i3.710

Palavras-chave:

Blogs, Secretariado Executivo, Informação, Compartilhamento

Resumo

A internet se constitui em um ambiente repleto de conteúdos, disseminados a partir de diferentes meios e formatos, destacando-se, dentre eles, os blogs. Estes websites são páginas que permitem a postagem de conteúdos e a interação de seus usuários, podendo funcionar como espaços virtuais para a criação de novos conhecimentos e disseminação da informação. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo investigar em que medida os blogs da área de Secretariado Executivo vêm sendo utilizados como ferramentas colaborativas para a construção de conhecimentos e disseminação da informação. Para tanto, procedeu-se a uma investigação exploratória de quatro blogs que versam sobre temas relacionados à área secretarial. Por meio da pesquisa realizada, cujos dados foram analisados a partir de uma abordagem quantiqualitativa, observou-se que os blogs analisados disponibilizam um grande volume de conteúdos relacionados às práticas profissionais de Secretariado Executivo, com dicas, relatos de experiências e assuntos que abordam o cotidiano do Secretário Executivo. Entretanto, apesar de todos funcionarem sob uma perspectiva colaborativa, oferecendo os espaços para a interação entre os seus usuários e possibilitando a construção de conhecimentos, apenas em um destes blogs foi possível identificar a interação entre os seus seguidores. Os resultados permitiram concluir que existe a necessidade de se empregar esforços para que as interações entre os seus usuários, a troca de experiências e o compartilhamento de conteúdos seja fomentado em todos os blogs da área secretarial, potencializando, assim, o aproveitamento destes espaços e das ferramentas que eles oferecem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kaysla Alves e Silva, Universidade Federal da Paraíba

Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Márcia Maria de Medeiros Travassos Saeger, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB). Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba. Bacharel (2004) e Mestre (2009) em Administração (PPGA/UFPB).

Tabira de Souza Andrade, Universidade Federal da Paraíba

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba. Bacharel (2005) e Mestre (2008) em Economia (PPGE/UFPB).

Maika Buéque Zampier, Universidade Federal da Paraíba

Professora Assistente do Departamento de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba. Bacharel (2005) Em Secretariado Executivo Trilíngue e Mestre (2007) em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa.

Referências

ARAÚJO, C. (2015). O que são Blogs? InfoEscola. Disponível em: http://www.infoescola.com/informatica/o-que-sao-blogs/.

BARDIN, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

COOPER, D. R. & SCHINDLER, P. S. (2011). Métodos de pesquisa em Administração (10a ed). Porto Alegre: Bookman.

GALINDO, A.; CARVALHO, J. C. & SOUZA, E. C. P. (2012). Cursos de Bacharelado em Secretariado na Região Norte do Brasil: análise exploratória de suas Matrizes Curriculares. Revista de Gestão e Secretariado - GeSec, São Paulo, 3(1), 134-158.

GOMES, M. J. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. (2005). VII Simpósio Internacional de Informática Educativa – SIIE05. Leiria, Portugal.

LÉVY, P. (2010). As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática (2a ed). Rio de Janeiro: Ed. 34.

MACHADO, A. (2014). Estudo da EMC prevê que volume de dados virtuais armazenados será seis vezes maior em 2020. O Globo. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/estudo-da-emc-preve-que-volume-de-dados-virtuais-armazenados-sera-seis-vezes-maior-em-2020-12147682#ixzz42iMh4PfG>.

MARTINS, G. A. & THEÓPHILO, C. R. (2016). Metodologia da investigação científica para Ciências Sociais Aplicadas (3a ed). São Paulo: Atlas.

OKABE, M. (2009). O que é um blog e para que serve. Vida Digital – Usando a Tecnologia de forma fácil e divertida. Disponível em: <http://www.konfide.com.br/artigos/marketing-online/o-que-e-um-blog-e-para-que-serve/>.

PINHO NETO, J. A S. (2010). Informação e sociabilidade nas comunidades virtuais: um estudo sobre o Orkut. BOCC - Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, (1), 01-18.

ROSENFELD, L.; MORVILLE, P. & ARANGO, J. (2015) Information Architecture for the World Wide Web: designing for the web and beyond (4a ed). Sebastopol, CA: O’Reilly Media.

SABINO, R. F. & ROCHA, F. G. (2004). Secretariado: escriba ao webwrite. Rio de Janeiro: Brásport.

SAEGER, M.M.M.T.M.; ROCHA, D. M.; ANDRADE, T. S. & BARBOTIN, M. A. S. P. (2015). Ferramentas de tecnologia da informação e comunicação como suporte às atividades do Secretário Executivo. Revista de Gestão e Secretariado - GeSec, São Paulo, 6(2), 65-87.

SANTOS, P. L. V. A. C. & CARVALHO, Â. M. G. (2009). Sociedade da Informação: avanços e retrocessos no acesso e no uso da informação. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, 19(1), 45-55.

VIRILIO, P. (2005). As perspectivas do tempo real. In: VIRILIO, P. O espaço crítico. Rio de Janeiro: Editora 34.

Downloads

Publicado

2017-12-01

Como Citar

Silva, K. A. e, Saeger, M. M. de M. T., Andrade, T. de S., & Zampier, M. B. (2017). O uso de blogs enquanto espaços colaborativos para a produção e o compartilhamento da informação na área de Secretariado Executivo. Revista De Gestão E Secretariado, 8(3), 224–248. https://doi.org/10.7769/gesec.v8i3.710

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)