Legitimação, Gerenciamento de Impressões e Enquadramento na Relação Organização-Stakeholder: um ensaio teórico

Autores

  • José Ricardo Costa de Mendonça Programa de Pós Graduação em Administração (PROPAD), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Diogo Henrique Helal Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ - MEC e Faculdade Boa Viagem - FBV - Adtalem

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v8i3.633

Palavras-chave:

Enquadramento, Gerenciamento de impressões organizacional, Relação Organização-Stakeholder, Processo de legitimação, Ensaio teórico

Resumo

O ensaio teórico discute como os gestores de alto escalão buscam influenciar as interpretações das audiências em busca de legitimidade para as organizações. Argumenta-se que os gestores de alto escalão ao se relacionarem com os stakeholders engajam-se em processos de gerenciamento de impressões visando enquadrar as percepções e interpretações das audiências organizacionais à visão de realidade mais propícia a criação da imagem e da reputação que levem a obtenção da legitimidade da organização em seu ambiente social. A atividade de enquadrar envolve selecionar alguns aspectos de uma realidade percebida e torná-los mais salientes em uma comunicação, de tal modo a promover uma determinada definição de um problema, uma interpretação causal, uma avaliação moral e/ou recomendações de tratamento para o assunto descrito. Com base em revisão de literatura, o artigo propõe uma versão expandida do modelo de Mendonça e Amantino-de-Andrade (2003), sobre o processo de legitimação por meio do uso do gerenciamento de impressões organizacional, incorporando o processo de framing e a reputação organizacional.

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Biografia do Autor

José Ricardo Costa de Mendonça, Programa de Pós Graduação em Administração (PROPAD), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em Administração, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Diogo Henrique Helal, Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ - MEC e Faculdade Boa Viagem - FBV - Adtalem

Doutor em Ciências Humanas, com concentração em Sociologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Administrador e Mestre em Administração, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

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Publicado

2017-12-01

Como Citar

Mendonça, J. R. C. de, & Helal, D. H. (2017). Legitimação, Gerenciamento de Impressões e Enquadramento na Relação Organização-Stakeholder: um ensaio teórico. Revista De Gestão E Secretariado, 8(3), 113–138. https://doi.org/10.7769/gesec.v8i3.633

Edição

Seção

Artigos