Legitimação, Gerenciamento de Impressões e Enquadramento na Relação Organização-Stakeholder: um ensaio teórico
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v8i3.633Palavras-chave:
Enquadramento, Gerenciamento de impressões organizacional, Relação Organização-Stakeholder, Processo de legitimação, Ensaio teóricoResumo
O ensaio teórico discute como os gestores de alto escalão buscam influenciar as interpretações das audiências em busca de legitimidade para as organizações. Argumenta-se que os gestores de alto escalão ao se relacionarem com os stakeholders engajam-se em processos de gerenciamento de impressões visando enquadrar as percepções e interpretações das audiências organizacionais à visão de realidade mais propícia a criação da imagem e da reputação que levem a obtenção da legitimidade da organização em seu ambiente social. A atividade de enquadrar envolve selecionar alguns aspectos de uma realidade percebida e torná-los mais salientes em uma comunicação, de tal modo a promover uma determinada definição de um problema, uma interpretação causal, uma avaliação moral e/ou recomendações de tratamento para o assunto descrito. Com base em revisão de literatura, o artigo propõe uma versão expandida do modelo de Mendonça e Amantino-de-Andrade (2003), sobre o processo de legitimação por meio do uso do gerenciamento de impressões organizacional, incorporando o processo de framing e a reputação organizacional.Downloads
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