GANHANDO COM AS INOVAÇÕES: O PAPEL DOS ATIVOS COMPLEMENTARES

Autores

  • Luiz Antonio de Camargo Guerrazzi Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Fernando Antonio Ribeiro Serra Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Rosiele Fernandes Pinto Universidade Nove de Julho - UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v8i2.508

Palavras-chave:

Inovação, Ativos complementares, Apropriação, Recursos

Resumo

Um fator de grande importância para uma organização inovadora é poder beneficiar-se dos ganhos advindos de uma inovação. Para tal é necessário determinar o papel dos ativos complementares e o acesso da organização a estes ativos. Este artigo tem como objetivo identificar em que condições a utilização dos ativos complementares foi determinante para a captura dos ganhos por meio de um estudo de caso qualitativo e descritivo de O Boticário. Demonstrou-se, primeiramente pela contextualização da empresa escolhida e posteriormente pela discussão de algumas inovações, em que situações houve sucessos ou fracassos e a razão destas ocorrências, tanto uns quanto outros determinados pelas condições em que foram empregados os ativos complementares. Este estudo contribuiu para complementar estudos sobre organizações cujo investimento em inovações é relevante e que precisam ser remuneradas por seus gastos em P&D e para protegerem-se contra imitadores.

 

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Biografia do Autor

Luiz Antonio de Camargo Guerrazzi, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutorando em Administração, área de Estratégia, pelo programa de pós-graduação em administração da UNINOVE.

Fernando Antonio Ribeiro Serra, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Professor Doutor do programa de pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Rosiele Fernandes Pinto, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutorando em Administração, área de Estratégia, pelo programa de pós-graduação em administração da UNINOVE.

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Site da revista Exame: www.exame.com.br

Site da consultoria Euromonitor: www.euromonitor.com

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Publicado

2017-08-01

Como Citar

Guerrazzi, L. A. de C., Serra, F. A. R., & Pinto, R. F. (2017). GANHANDO COM AS INOVAÇÕES: O PAPEL DOS ATIVOS COMPLEMENTARES. Revista De Gestão E Secretariado, 8(2), 40–58. https://doi.org/10.7769/gesec.v8i2.508

Edição

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