Características dos Cursos Superiores de Tecnologia e Bacharelado em Secretariado: Um Estudo com Base na Interpretação das Diretrizes Curriculares
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v5i1.233Palavras-chave:
Cursos Superiores, Tecnologia, Bacharelado, Secretariado, DiretrizesResumo
Embora as atividades de secretariado já existam de longa data, aregulamentação da profissão ainda é recente, pois data de 30/09/1985. Devido àevolução da profissão e o surgimento da formação tecnológica de nível superior,muitas dúvidas são originadas quanto à formação e atuação dos profissionaisformados nos cursos de tecnologia e bacharelado. Neste sentido, este estudobusca apresentar as possíveis diferenças existentes na formação e atuação dosprofissionais formados nos cursos superiores de Tecnologia e bacharelado emSecretariado. Como metodologia, a pesquisa qualitativa embasou o estudo, e oprincipal instrumento utilizado foi a análise documental dos seguintesdocumentos: lei de regulamentação da profissão (Lei 7377, de 30/09/85 e Lei9261, de 10/01/96); Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organizaçãoe o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia (Resolução CNE/CP 3, de18 de dezembro de 2002), Catalogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologiae Diretrizes Curriculares Nacionais parao curso de Secretariado Executivo (Resolução CNE/CES nº 3/2005, de 23 de junhode 2005. A pesquisa apontou que as principais diferenças estão relacionadasà carga horária, à oferta de idiomas, e à nomenclatura dos cursos. Demonstra também que a Lei de Regulamentação daprofissão, não prevendo as diferenças existentes entre os dois graus de formação,contribui para o surgimento de dúvidas, principalmente sobre a atuação dessesprofissionais, uma vez que ambos são considerados Secretários Executivos.
DOI: 10.7769/gesec.v5i1.233
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