Impactos nos níveis de eficiência no hospital universitário de Santa Maria: antes e após a contratação da EBSERH
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v12i2.1197Palavras-chave:
EBSERH. Reestruturação HUFs. EficiênciaResumo
Como estratégia para reestruturação, maior autonomia na administração dos recursos, legalização dos contratos de trabalho e aprimoramento do processo de gestão dos Hospitais Universitários Federais (HUFs) integrados ao Sistema Único de Saúde (SUS), foi criada, em 2011, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Considerando que sua fundação objetivou sanar os problemas que originaram a crise nos HUFs, esta pesquisa propõe identificar as principais mudanças na gestão do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) após a contratação da EBSERH. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa narrativa, de natureza aplicada, com abordagem qualitativa-quantitativa, de caráter exploratório e descritivo, para aferição dos índices de eficiência técnica na gestão do HUSM antes e após a contratação. No contexto analisado, os resultados encontrados indicaram tendência de melhoria da eficiência técnica, principalmente pela equalização dos macroproblemas diagnosticados, como quadro de pessoal e infraestrutura física, tecnológica e de processos organizacionais.
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