Intenção empreendedora e a influência das teorias do comportamento planejado e dos valores humanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v12i1.1150

Palavras-chave:

Intenção Empreendedora, Teoria do Comportamento Planejado (TCP), Teoria dos Valores Humanos.

Resumo

Os empreendedores destacam-se como agentes de fortalecimento das economias locais pelo seu poder de promover o crescimento econômico ligado aos seus negócios. Investigar a formação da Intenção Empreendedora (IE) é determinante para o entendimento do processo de empreendedorismo. Baseando-se na Teoria do Comportamento Planejado (TCP) de Ajzen (1991) e na Teoria dos Valores Humanos de Schwartz (2001), este trabalho objetivou identificar a influência do comportamento planejado e dos valores humanos na IE de estudantes universitários de 11 instituições de ensino do Sudoeste do Paraná. O universo de pesquisa abrangeu os discentes do 3° e 4° anos dos cursos de Administração. Para coleta dos dados utilizou-se um questionário composto pelos itens: Sociodemográfico; Questionário de Perfis de Valores (QPV) de Schwartz (2001); Questionário de Intenção Empreendedora (QIE) de Liñán e Chen (2009); e três itens da Escala de Intenção Empreendedora de Thompson (2009). Por meio da análise de Regressão Linear Múltipla, os resultados evidenciaram que o constructo Atitudes Pessoais, da TCP, mostrou-se como o mais influente, na IE, em relação aos demais. Percepção de Controle do Comportamento posicionou-se em segundo lugar. Para os constructos da Teoria dos Valores Humanos, os valores de autopromoção se mostraram significativos, desempenhando influência positiva na IE dos alunos pesquisados. O modelo baseado na TCP permitiu explicar 51,1% da variância da IE, o que constitui um valor médio. O modelo dos valores humanos adicionados permitiu explicar 51,8% da variância na IE. Esta pesquisa evidenciou ainda, o fator regionalidade, possibilitando futuros estudos comparativos entre estados e regiões brasileiras.

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Biografia do Autor

Déborah Luiza Marcon, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Graduada em Administração pela Universidade Paranaense - UNIPAR, (2009), onde obteve o título de Melhor Aluna do Curso de Administração (2009). Especialização em MBA em Gestão Avançada de Marketing pela Universidade Paranaense - UNIPAR, (2011). Especialização em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2014). Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, (2018). Diretora Geral na empresa Marcon Atacado Distribuidor, atua como professora visitante do Curso de Pós-graduação, Especialização em Gestão Empresarial, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Atuando principalmente nas seguintes áreas: empreendedorismo, inovação, marketing.

Amélia Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA/USP). Pós-Doutor em Ciências de La Información (Universidad Complutense de Madrid) e Pós-Doutor em Administração (FEA/USP). Professor Titular da UFSC, atuou no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), até 1998, quando se aposentou. Prosseguindo na carreira acadêmica, atuou na Universidade Regional de Blumenau (FURB), de 1999 a 2012, onde desempenhou funções no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAD) e no Curso de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração. Em seguida, na Universidade Nove de Julho (UNINOVE), de 2011 a fevereiro de 2016, foi professor no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), no nível de Doutorado, e no Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE). Em março de 2016 integrou o Curso de Doutorado Acadêmico em Administração na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), contribuindo para sua aprovação e atuando na Área de Concentração em Sustentabilidade, Empreendedorismo, e Dinâmicas Territoriais, na Linha de Pesquisa em Gestão Organizacional e Empreendedorismo. 

Tem experiência e pesquisa nas áreas: Empreendedorismo, Marketing de Serviços de Informação, Qualidade em Serviços, e Gestão do Conhecimento.

Jucelia Appio Frizon, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Possui graduação em Administração Comércio Exterior (ver prêmio) pela Universidade Paranaense (2005), mestrado em Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2010) e doutorado em Administração pela Universidade Positivo (2012) com período sanduíche no INSTITUT SUPÉRIEUR DE GESTION, Paris - França. Atualmente é Docente do curso de graduação em administração e do mestrado em Desenvolvimento Regional na Universidade Estadual do Oeste do Paraná; integrante do grupo de pesquisa em estudos organizacionais; e coordenadora do projeto de extensão: Gestão estratégica para o primeiro emprego em Francisco Beltrão, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de Pessoas, Educação Superior, Responsabilidade Social, Consciência Ecológica. Atua como parecerista em periódicos e congressos nacionais, dentre eles, EnANPAD, revista Perspectivas Contemporâneas, Cadernos EBAPE e RGO - Revista Gestão Organizacional.

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Publicado

2021-04-10

Como Citar

Marcon, D. L., Silveira, A., & Frizon, J. A. (2021). Intenção empreendedora e a influência das teorias do comportamento planejado e dos valores humanos. Revista De Gestão E Secretariado, 12(1), 178–204. https://doi.org/10.7769/gesec.v12i1.1150

Edição

Seção

Artigos