Consumo sob duas rodas: a bicicleta e o incremento da economia local

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v12i1.1128

Palavras-chave:

Bicicleta, Desenvolvimento Local, Economia Urbana.

Resumo

Tendo em vista as políticas de mobilidade urbana e a problemática ambiental que resultaram na criação de infraestrutura para a disseminação da bicicleta como alternativa sustentável para locomoção e de fomento a economia urbana local, esta pesquisa buscou delinear o perfil dos sujeitos usuários de bicicleta, investigar os segmentos de mercado fomentados pela economia da bicicleta e identificar a percepção dos empresários em relação aos usuários de bicicleta como clientes, na cidade de Fortaleza (CE). A metodologia utilizada é de cunho quali-quantitativa. A técnica utilizada para tratamento dos dados qualitativos foi análise de conteúdo, e os dados quantitativos foram suportados pela estatística descritiva e análise de cluster. Foi aplicado um questionário com 132 usuários de bicicletas e realizadas entrevistas com proprietários ou gerentes de estabelecimentos que atuam na comercialização e serviços de manutenção de bicicletas. Como resultados foram identificados dois clusters distintos, sendo o cluster 1 formado por respondentes que possuem bicicleta, predominantemente do gênero feminino, enquanto no cluster 2, também prevalecem respondentes do gênero feminino, no entanto, são mais jovens e não possuem bicicleta própria. O segmento de mercado mais fomentado pelos usuários é do ramo de ciclismo, pois identificaram-se aquisições em maiores proporções que os demais segmentos. Apenas os comerciantes especializados em venda e serviços de bicicletas perceberam incrementos nos seus negócios, devido à expansão da infraestrutura específica e à cultura de mobilidade urbana instituída pelas políticas públicas da Prefeitura de Fortaleza nos últimos anos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Cavalcante Albuquerque

Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem interesse em pesquisas na área de Administração, com ênfase nos temas: marketing e consumidor e empreendedorismo.

Karla Vanessa Nogueira Maia Amorim

Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem interesse em pesquisas na área de Gestão e Economia ambiental.

Evangelina da Silva Sousa, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela  Universidade Federal do Piauí (UFPI). É Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Administradora da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Tem interesse em pesquisas na área de Administração, com ênfase nos temas: sustentabilidade e empreendedorismo.

Raimundo Eduardo Silveira Fontenele, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Ciências Econômicas pela Université Paris 13 – Paris Nord. Atualmente, é Professor Titular do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Ceará - UFC e do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria - PPAC da UFC. Tem experiência na área de Economia e Administração, com ênfase em Avaliação Econômica de Projetos, Desenvolvimento Sustentável e Economia de Recursos Naturais, Empreendedorismo e Planejamento e Política Públicas.

Referências

Andion, C. (2003). Análise de redes e desenvolvimento local sustentável. Revista de Administração Pública – RAP, 37 (5), 1033 – 1054.

Coelho, E.M. Jr., Vilas, G.T.;Silva, K. K. P. & Pereira, R. V. (2015) Impactos positivos das implementações de ciclovias, ciclofaixas e faixas compartilhadas no município de São Paulo. Anais do Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (ENGEMA), São Paulo, SP, Brasil.

Diógenes, K. C. A., Araújo, M. A. F., Tassigny, M. M., & Bizarria, F. P. A. (2017). Perspectivas de mobilidade urbana sustentável e a adesão ao modo cicloviário. Revista de Gestão Social e Ambiental, 11(1), 21-37.

Iwai, T. (2016). Orientação de valor social, sistema de valores e comportamento cooperativo: um estudo experimental. Revista de Administração Mackenzie, 17(1), 82-111.

Mota, J. C.; & Sá, F. M. (2013). A valorização económica da bicicleta em Portugal. Transportes em Revista, pp.46-52 Disponível em http://ordenaracidade.pt/site-jcarvalho/assets/files/2052/tr_130_valoriza_o_da_bicicleta.pdf

Downloads

Publicado

2021-04-10

Como Citar

Albuquerque, L. C., Amorim, K. V. N. M., Sousa, E. da S., & Fontenele, R. E. S. (2021). Consumo sob duas rodas: a bicicleta e o incremento da economia local. Revista De Gestão E Secretariado, 12(1), 79–105. https://doi.org/10.7769/gesec.v12i1.1128

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)