Metodologia para o desenvolvimento de competências secretariais no contexto da gestão universitária

Autores

  • Katia Denise Moreira Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC)
  • Luci Mari Aparecida Rodrigues Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC) https://orcid.org/0000-0002-7307-2078
  • Marcos Baptista Lopez Dalmau Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC)
  • Alexandre Marino Costa Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v11i1.1043

Palavras-chave:

Desenvolvimento de Competências, Aprendizagem Colaborativa, Secretariado.

Resumo

A transformação da carreira secretarial está associada, entre outros elementos, ao aperfeiçoamento de competências, que passaram de um status notadamente técnico, para outro mais complexo, o estratégico, fato que possibilitou a inserção do profissional secretário em ambientes diversos das organizações, entre eles o das Instituições de Ensino Superior Públicas Federais. No tocante à atuação do secretário nesse ambiente, verifica-se a singularidade das atividades a serem realizadas e, nesse sentido, a necessidade de competências secretariais específicas para a gestão universitária. Diante disso, este estudo tem como objetivo propor uma metodologia para o desenvolvimento de competências secretariais no contexto da gestão universitária. Naquilo que se refere à metodologia, o método utilizado foi o hipotético-dedutivo, complementado pela natureza aplicada. Quanto aos objetivos é descritivo e em relação a estratégia fez-se uso da pesquisa bibliográfica, documental e da pesquisa-ação. Os resultados, após aplicada a metodologia proposta, apontaram que o desenvolvimento de competências secretariais se deu por meio da aprendizagem colaborativa/coaprendizagem, associada a um curso de capacitação ofertado na modalidade a distância, por meio de plataforma online. Verificou-se ao final do curso que o compartilhamento de conhecimento e experiências promoveu, além do desenvolvimento de competências, a construção de concepções provindas da cooperação e do trabalho em equipe, fato que significa que, ao final, alcançou-se a efetividade daquilo que se buscava.

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Biografia do Autor

Katia Denise Moreira, Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC)

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra Profissional em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Gestão de Pessoas e Processos pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis (CESUSC). Graduada em Letras - Secretariado Executivo em Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Assessora do Gabinete da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina, Professora Voluntária do Departamento de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC) e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Institucional:Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (UFSC). Pesquisadora em Administração, Gestão Universitária e Secretariado. Avaliadora de trabalhos científicos em periódicos e eventos nacionais e internacionais. Autora de diversos trabalhos científicos publicados em periódicos e anais de eventos, dentre eles 17 premiados. Atuou também como Secretária-Geral da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC).

 

Luci Mari Aparecida Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC)

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na linha de pesquisa de Gestão Universitária. Mestre em Administração e Especialista em Sistemas de Planejamento e Gestão Empresarial, ambos pela UFSC. Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Secretária Executiva no Centro Socioeconômico da UFSC. Faz parte do Grupo de Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (PPGSec/UFSC) e da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC). Parecerista em revistas científicas e eventos de Secretariado. Pesquisa temas relacionadas ao Secretariado Executivo, à Gestão Universitária e à Gestão Estratégica. Contato: [email protected]

 

Marcos Baptista Lopez Dalmau, Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC)

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestrado (2001) e doutorado (2003) em Engenharia de Produção pela mesma instituição. Professor associado IV da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), em nível de Mestrado e Doutorado Acadêmico, da UFSC. Professor do Mestrado Profissional em Administração Universitária PPGAU/UFSC. Ocupou o cargo de Secretário de Educação a Distância da UFSC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância e gestão por competências. Certificado pela SLAC como Professional Coach. Avaliador de cursos do INEP e da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. Avaliador de artigos de revistas e eventos nacionais. Autor de vários artigos relacionados a área de Recursos Humanos em geral em eventos nacionais e internacionais.

Alexandre Marino Costa, Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC)

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina ? UFSC (1994), Mestre em Administração pela UFSC (1998), Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC (2004) e Pós-doutorado na The Open University, Inglaterra - Reino Unido (2016). Professor do Departamento de Ciências da Administração da UFSC desde 2005. Na administração universitária da UFSC já exerceu as atividades de Diretor e Vice-Diretor do Centro Sócio-Econômico, Sub-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (mestrado acadêmico e doutorado), Coordenador do curso de graduação em Administração, modalidades presencial e a distância, além de Coordenador do Curso de Especialização em Gestão Pública, integrante do Programa Nacional de Formação em Administração Pública ? PNAP, ofertado na modalidade a distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil ? UAB/Capes. Atualmente é Pró-Reitor de Graduação da UFSC, Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação - FORGRAD. Participou da Comissão de apoio à Gestão do PNAP (2009 a 2015) e foi Presidente do Fórum de área da Administração Pública (2011 a 2014). Na administração pública, no período de 1994 a 2000, desempenhou diversas funções, dentre elas a de Diretor de Planejamento e Coordenação da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania. Atualmente desenvolve suas atividades acadêmicas nos cursos de graduação em Administração e Administração Pública, e nos programas de pós-graduação em Administração (mestrado e doutorado) e Administração Universitária (mestrado profissional em Administração Universitária). Suas atividades acadêmicas são focadas na Formação de Administradores e Gestores, Administração Financeira, Administração Pública e Universitária.

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Publicado

2020-04-01

Como Citar

Moreira, K. D., Rodrigues, L. M. A., Dalmau, M. B. L., & Costa, A. M. (2020). Metodologia para o desenvolvimento de competências secretariais no contexto da gestão universitária. Revista De Gestão E Secretariado, 11(1), 151–175. https://doi.org/10.7769/gesec.v11i1.1043

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