A gestão do conhecimento e a atuação do secretário executivo no processo transitório da coordenação de um programa de pós-graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v10i3.1029

Palavras-chave:

Profissional de Secretariado, Gestão do Conhecimento, Programa de Pós-Graduação,

Resumo

A gestão do conhecimento envolve, entre outros elementos, o domínio e o acesso à informação que, nas organizações, se materializam em processos. Ao se refletir sobre o gerenciamento de informações produzidas em Instituições de Ensino Superior (IES), verifica-se que tal ação se tornou um desafio para os gestores, por diversas razões, entre os quais se destaca a descontinuidade da gestão. No âmbito das IES públicas federais, existem, dentre outras estruturas, os programas de pós-graduação, locais constituídos fisicamente por uma secretaria administrativa e uma coordenação. Considerando que esta última é caracterizada pela descontinuidade, ou seja, o cargo é temporário (dois anos, prorrogáveis por mais dois), este estudo objetiva verificar como ocorre à associação entre a gestão do conhecimento e a atuação do secretário executivo no processo transitório da coordenação de um Programa de Pós-Graduação. Metodologicamente trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e descritiva, que utiliza o estudo de campo como estratégia de estudo. A partir dos resultados coletados foi possível constatar que a gestão do conhecimento possibilitou a construção de um arcabouço de informações sobre os procedimentos que envolvem as atividades do programa, importantes para o cotidiano e essenciais, quando na troca de equipe de coordenação do programa.

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Biografia do Autor

Enio Snoeijer, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em 2002 no curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ocupa o cargo de assistente em administração na UFSC desde 2012. Realizou curso de Especialização em Administração, Gestão Pública e Políticas Sociais na UNIESC em 2014. Graduado em Secretariado Executivo na UFSC (2019) com o recebimento do Mérito Estudantil pelo melhor índice de aproveitamento de curso. Iniciou em março/2019 o curso de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária (PPGAU) da UFSC. É membro do grupo Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (PPGSec) da UFSC desde 2016.

Kátia Denise Moreira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra Profissional em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Gestão de Pessoas e Processos pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis (CESUSC). Graduada em Letras - Secretariado Executivo em Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Assessora do Gabinete da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina e Secretária Geral da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC). Professora Voluntária do Departamento de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora em Administração, Gestão Universitária e Secretariado. Avaliadora de artigos de revistas e eventos nacionais. Autora de vários trabalhos científicos relacionados as áreas de Secretariado Executivo (treze premiados), Gestão de Pessoas e Gestão Universitária, aprovados em eventos nacionais e internacionais e também, em periódicos. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Institucional: Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (UFSC) - Link CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1695587511457220. 

Cibele Barsalini Martins, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (desde maio de 2014). Doutora (2013) e Mestre (2004) em Administração pelo Programa de pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho. Especialista (2001) em Qualidade nas Organizações (Lato sensu), graduada (2002) em Administração pela Universidade Nove de Julho e graduada (1997) em Secretariado Executivo pela Universidade São Judas Tadeu. Atualmente está como Coordenadora do Grupo de Pesquisa (2016) "Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado. Foi Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Administração do Centro Socioeconômico da UFSC (Gestão 2017-2019); Editora Científica da Revista Gestão e Secretariado entre os anos de 2010 a 2018, atuou (2016-2017) como Coordenadora do curso de graduação em Administração no Centro Socioeconômico da UFSC e como Coordenadora Nacional do Curso de Secretariado Executivo e professora adjunta na Universidade Paulista (2004 a 2010), professora na Universidade Nove de Julho (2000-2003 e 2011-2014) e Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado - ABPSEC (gestão 2013-2015).

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Publicado

2019-12-08

Como Citar

Snoeijer, E., Moreira, K. D., & Martins, C. B. (2019). A gestão do conhecimento e a atuação do secretário executivo no processo transitório da coordenação de um programa de pós-graduação. Revista De Gestão E Secretariado, 10(3), 1–26. https://doi.org/10.7769/gesec.v10i3.1029

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