v. 5 n. 1 (2014): janeiro-abril

					Visualizar v. 5 n. 1 (2014): janeiro-abril

Editorial Vol. 5 Nº 1 - 2014 (janeiro/abril)

 

Caros leitores,

 

O ano de 2014 veio com um desafio importante, o de elevar a periodicidade da revista Gesec, com a publicação de um volume a cada quadrimestre. Esta decisão foi tomada com base em três constatações: alcançar o objetivo de ser referência em publicações científicas no secretariado, as crescentes submissões de trabalhos na revista e o aumento do número de acessos à revista que ultrapassou 37.000 acessos.

 

Para composição desta edição, apresentamos o conjunto de sete artigos que são oriundos das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil.

 

O primeiro artigo intitulado “Pesquisa quantitativa: elementos, paradigmas e definições”, dos autores Dirceu da Silva, Evandro Luiz Lopes e Sérgio Silva Braga Junior, foi elaborado para contribuir com os pesquisadores que desejam utilizar o método quantitativo em suas pesquisas – constatamos um aumento significativo de pesquisadores sobre o secretariado utilizando este tipo de método.

 

Já no trabalho, “Secretariar ou não secretariar? Eis a questão: um estudo sobre a evasão no curso de Secretariado Executivo” as autoras Luana Dias Schuarcz, Mariana Pereira Cardoso de Sá, Déris Warmuth e Marlete Beatriz Maçaneiro analisaram, por meio de uma abordagem quantitativa, as causas da evasão entre os ingressantes do curso de Secretariado Executivo em duas universidades públicas do Paraná.

 

Em contraponto, Ana Karina Reis e Ane Grasiele Gomes de Freitas desenvolveram uma pesquisa qualitativa intitulada “Fatores de atratividade: abordagem sedutora para conquistar ingressos no curso de Secretariado Executivo” em que demonstraram algumas contribuições da comunicação de marketing para atrair estudantes para os cursos de Secretariado.

 

A quarta publicação de autoria de Edilaine Cegan, Vanderleia Stece de Oliveira, Thereza Cristina Souza Lima e Ana Maria Boguslawski, “Características dos cursos superiores de tecnologia e bacharelado em Secretariado: um estudo com base na interpretação das diretrizes curriculares”, baseada em análise documental, traz a discussão sobre as possíveis diferenças existentes na formação e atuação dos profissionais formados nos cursos superiores de tecnologia e bacharelado em Secretariado.

 

Luciana Nunes de Oliveira, Pablo Pedrosa Teixeira de Oliveira e Nanci Fernandes de Paula, com o artigo “Educação para o desenvolvimento sustentável: um estudo de caso nos cursos de Secretariado Executivo”, verificaram se os cursos de graduação em Secretariado Executivo possuem disciplinas que capacitam a formação de profissionais comprometidos com o Desenvolvimento Sustentável.

 

Na sequência, na publicação “A atuação do Secretário Executivo no terceiro setor na cidade de Aracaju", de Karen Almeida Pereira e Manuela Ramos da Silva foram analisadas quais as formas de atuação do secretário e quais as competências pertinentes desse profissional para em instituições do terceiro setor.

 

E para finalizar esta edição, contamos com as contribuições de Maria do Carmo Ferreira Lima, Gabriela Duarte, Aline Araujo e Maria Cecília Paiva, com o trabalho intitulado "O impacto das políticas de eventos no clima organizacional", em que as autoras verificaram qual a relação entre a utilização das políticas de eventos e seu impacto na geração de um ambiente de trabalho favorável.

 

Espero que tenham uma excelente leitura e até a próxima edição!

 

Profa. Dra. Cibele Barsalini Martins

Editora Científica

 

Publicado: 2014-05-12

Artigos