ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO BILÍNGUE: BUSCANDO UM CAMINHO PARA AS ANÁLISES DE NECESSIDADES ESPECÍFICAS

Ricardo José Orsi de Sanctis, Ivani Vecina Abib

Resumo


O presente trabalho tem o objetivo de estabelecer uma abordagem para novos planos de ensino em língua estrangeira que leve em conta as necessidades dos alunos do Curso de Secretariado Executivo Bilíngue. Esse estudo foi realizado em uma grande universidade particular do sudeste do Brasil. Os métodos de pesquisa utilizados foram a análise dos relatos de experiência, a observação sistemática de planos de ensino de docentes de língua estrangeira e um trabalho de campo com entrevistas com profissionais da área de Secretariado Executivo Bilíngue. Para suporte à realização de uma revisão bibliográfica tivemos como referencial teórico autores que discutem o ensino de língua estrangeira pesquisando as características, análises de necessidades de aprendizagem de língua para fins específicos, no caso em pauta, as necessidades do atuante na área de Secretariado Executivo. Como principais resultados tivemos discussões ideológicas que foram da prática docente ao trabalho docente numa perspectiva marxista. Tais discussões podem ser consideradas o embrião de uma pesquisa-ação que ainda está em andamento e que poderá suscitar inúmeros questionamentos ao longo dos replanejamentos com base na análise dos dados estudados pelos docentes envolvidos. Adicionalmente, pudemos observar que para que o trabalho docente garanta aos alunos acesso ao que não é reiterativo na vida social, devemos por em cheque os conceitos desenvolvidos por estudiosos de língua estrangeira com relação à necessidade subjetiva e objetiva, uma vez que a homogeneidade de necessidades é algo muito discutível, pois não se consegue prever qual será modelo de gestão da empresa onde esse aluno trabalhará, bem como a prática social que dita a produção de textos e o âmbito de sua atuação.


Palavras-chave


Ensino de LE; Prática docente; Trabalho docente

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7769/gesec.v1i1.9

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Ricardo José Orsi de Sanctis, Ivani Vecina Abib

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

GeSec - Revista de Gestão e Secretariado | São Paulo, São Paulo, Brasil | e-ISSN:2178-9010

Para referências:

R. G. Secr., GESEC.

Esta Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia