Evidência métrica de construto e invariância fatorial da escala de percepção de suporte organizacional em trabalhadores brasileiros

Nilton Soares Formiga, Bruna Gonçalves de Oliveira Fre, Antonio Fernandes

Resumo


Os estudos sobre a qualidade da produtividade e inovação na relação indivíduo-organização tem recebido atenção em diversas perspectivas científicas (sociológica, psicológica, educacional, etc.). Mas, nos últimos dez anos, o tema sobre medida psicológica no ambiente do trabalho tem sido uma área muito produtiva, pois, tem o objetivo de mensurar dado fenômeno e seus impactos no âmbito individual e coletivo no ambiente de trabalho. Das muitas medidas administradas na área do trabalho e da organização, a escala de suporte organizacional é uma das mais promissoras, pois, avalia o quanto a empresa, na percepção do empregado, reconhece e valoriza sua atuação profissional. A presente pesquisa tem como objetivo verificar a qualidade psicométrica da estrutura fatorial da escala de percepção do suporte organizacional em trabalhadores. Para a realização dos estudos, duas amostras foram coletadas: a primeira, com 200 trabalhadores brasileiros, homens e mulheres, acima de 18 anos, do setor publico e privada do trabalho, destinada a análise exploratória; na segunda amostra, 201 trabalhadores, com mesmas características sociodemográficas da primeira amostra, a qual, destinou-se para análise confirmatória. Todos responderam, através do e-mail ou rede social, a Escala de Percepção de Suporte Organizacional (EPSO) e questões relativas aos dados sociodemográficos e profissionais. Os resultados na análise exploratória e confirmatória da medida EPSO revelaram uma organização fatorial reduzida com cinco itens e não nove itens, como vem sendo utilizado, estes, contemplaram itens que focaram mais nas questões positivas (de base social e humana) do comportamento organizacional.

Palavras-chave


Suporte organizacional. Escala. Análise exploratória e confirmatória. Organização.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7769/gesec.v10i2.870

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 Nilton Soares Formiga, Bruna Gonçalves de Oliveira Fre, Antonio Fernandes

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

GeSec - Revista de Gestão e Secretariado | São Paulo, São Paulo, Brasil | e-ISSN:2178-9010

Para referências:

R. G. Secr., GESEC.

Licença Creative Commons
Esta Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia