CAPTAÇÃO DE RECURSOS NA ONG “X”: UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR ENTRE PROFISSIONAIS ADMINISTRAÇÃO E SECRETARIADO EXECUTIVO

Juliane Sachser Angnes, Mábia Camargo, Luciano Ferreira de Lima, Marcel Luciano Klozovski

Resumo


Este artigo apresenta resultados parciais de um projeto de pesquisa, com enfoque interdisciplinar, realizado em parceria por professores dos cursos de Administração e Secretariado Executivo da Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO), no ano de 2011, o qual se propôs auxiliar, a partir da realidade local, na elaboração de um plano para captação de recursos destinado a ONG “X”, localizada na cidade de Guarapuava/PR, uma vez que desde o ano de 2006 houve uma redução dos recursos investidos pelos principais financiadores - Agências de Cooperação Internacional - nesta organização. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com proposição de planos, que utilizou a pesquisa bibliográfica, documental e a observação participante seguida de reuniões com o dirigente e funcionários da ONG como principais técnicas de pesquisa. Percebeu-se que esta organização depende quase que integralmente dos recursos captados junto às fontes externas e, no entanto, não possui efetivamente ações planejadas de captação de recursos. Por sua vez, o estudo empírico demonstrou que há possibilidade de se ampliar as fontes e possibilidades de captação de recursos para esta ONG na região de Guarapuava desde que se tenha um projeto bem estruturado. Desta maneira, observou-se a relevância em se trabalhar interdisciplinarmente, visto que a área de assessoria permite um esforço coordenado de várias disciplinas em torno de um objetivo comum, que, neste estudo configura-se uma proposição na área de Responsabilidade Social.


Palavras-chave


Captação de Recursos; Responsabilidade Social; ONGs

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7769/gesec.v2i2.85

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Juliane Sachser Angnes, Mábia Camargo, Luciano Ferreira de Lima, Marcel Luciano Klozovski

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

GeSec - Revista de Gestão e Secretariado | São Paulo, São Paulo, Brasil | e-ISSN:2178-9010

Para referências:

R. G. Secr., GESEC.

Licença Creative Commons
Esta Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia