Consultoria empresarial: uma opção de carreira para o secretário executivo?

Autores

  • Sonia Regina Amorim Soares de Alcantara Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Washington Carlos Ribeiro Pereira Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v8i3.635

Palavras-chave:

Consultoria Empresarial, Secretariado Executivo, Competência Profissional.

Resumo

A consultoria e o perfil do Secretário Executivo (SE) estão sendo estudados pela literatura acadêmica recente, analisando a oportunidade deste profissional atuar como consultor. Essa pesquisa busca verificar se o SE considera a consultoria empresarial uma opção de carreira. Os objetivos específicos são: a) levantar a percepção dos professores, estudantes e egressos do curso de Secretariado Executivo da UFC acerca da consultoria como opção de carreira; b) identificar se há o interesse dos estudantes e egressos deste curso na carreira de consultor; c) analisar a formação necessária para um consultor e comparar com a formação oferecida ao SE. Para isso, discute-se o mercado de consultoria, o perfil do consultor e do SE e suas competências. Este trabalho é uma pesquisa de campo, qualitativa e descritiva, com dados coletados através de questionário, utilizando a análise de conteúdo para a interpretação dos dados. Constatou-se que a maioria dos sujeitos considera que o SE está apto a seguir carreira em consultoria, especialmente em desenvolvimento organizacional, gestão de pessoas, processos e estratégia, entretanto o interesse dos estudantes e egressos nessa carreira ainda é mínimo. Infere-se que este achado decorre do reduzido estímulo oferecido e o contato incipiente com consultoria durante a graduação. O perfil do SE se aproxima ao do consultor pelas competências que mais são desenvolvidas naquele durante a graduação. Conclui-se que a consultoria é uma área promissora para o SE, porém é necessária formação complementar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Regina Amorim Soares de Alcantara, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestre em Administração de Empresas, com pesquisa sobre Empregabilidade e Maturidade. Especialista em Administração de Recursos Humanos. Graduada em Serviço Social. Experiência em gestão nos segmentos de educação, atendimento ao público, relacionamento com fornecedores e planejamento de serviços, com ênfase no setor da saúde suplementar. Formação em Consultoria. Atuação como facilitadora de treinamentos corporativos para formação, educação e desenvolvimento de talentos e de equipes. Foi Superintendente de Relacionamento com Prestadores na Camed Saude. Integrou a Diretoria da Unidas-CE - União das Instituições de Autogestão em Saúde. Atualmente é Professora da Universidade Federal do Ceará, vinculada ao Departamento de Administração. Membro do GEPES-Grupo de estudos e pesquisas em Secretariado, cadastrado no CNPQ desde 2014. Área de pesquisa: gestão de pessoas, empreendedorismo e inovação.

Washington Carlos Ribeiro Pereira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Trabalhou o presente tema para a Monografia apresentada ao Curso de Secretariado Executivo do Departamento de Administração da Universidade Federal do Ceará, como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Secretariado Executivo.

Referências

ADELINO, Francisca Janete Silva; SILVA, Maria Aparecida Vito. A tecnologia da informação como agente de mudança no perfil do profissional de secretariado. Revista de Gestão e Secretariado. v. 3, n. 2. São Paulo, 2012. Disponível em: <http://bit.ly/28MtOM0> Acesso em: 21 jun. 16.

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

___________ Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BLOCK, Peter. Flawless consulting: A guide to get your expertise used. 3. ed. San Fracisco: Pfeiffer, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Resolução N° 3, de 23 de junho de 2005. Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Secretariado Executivo. DF, 2005. Disponível em: <http://bit.ly/1RHQs9B> Acesso em: Acesso em: 21 jun. 16.

COELHO, João. Diário de um consultor: a consultoria sem segredos. São Paulo: Atlas, 2013.

CROCCO, Luciano; GUTTMANN, Erik. Consultoria empresarial. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

DONADONE, Júlio Cesar; SZNELWAR, Laerte Idal. Dinâmica organizacional, crescimento das consultorias e mudanças nos conteúdos gerenciais nos anos 90. Revista Produção. v. 14. n. 2. São Paulo, 2004. Disponível em: <http://bit.ly/28LT6f4> Acesso em: 21 jun. 16.

DURANTE, Daniela Giareta. Tópicos especiais em técnicas de Secretariado. Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2012.

LABORATÓRIO DA CONSULTORIA. Perfil das empresas de consultoria no Brasil 2014. 2015. Disponível em: <http://bit.ly/28VlkBN> Acesso em: 25 jun. 16.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

__________ Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARTINS, Cibele Barsalini et al. A formação do profissional em secretariado executivo no mercado de trabalho globalizado. Revista de Gestão e Secretariado. v. 1, n. 1. São Paulo, 2010. Disponível em: <http://bit.ly/28O8LLS> Acesso em: 21 jun. 16.

_________ Formação em consultoria organizacional: uma análise prática. Revista Capital Científico. vol. 13, n. 3. Paraná, 2015. Disponível em: <http://bit.ly/28RY5rz> Acesso em: 21 jun. 16.

MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

NEIVA, Edméa Garcia; D’ELIA, Maria Elizabete Silva. As novas competências do Profissional de Secretariado. 2ª ed. São Paulo: IOB Folhamatic, 2009.

NONATO JÚNIOR, Raimundo. Epistemologia e teoria do conhecimento em Secretariado Executivo: a fundação das ciências da assessoria. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2009.

OLIVEIRA, Djalma P. R. de. Manual de consultoria empresarial: conceitos, metodologia, práticas. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

PAES, Raul Vitor Oliveira et al. Novas formas de atuação do profissional de secretariado executivo. Revista de Gestão e Secretariado. v. 6, n. 1. São Paulo, 2015. Disponível em: <http://bit.ly/28TgF3z> Acesso em: 21 jun. 16.

RODRIGUES, Auro de Jesus. Metodologia Científica. São Paulo: Avercamp, 2006.

SCHEIN, Edgar. Princípios da consultoria de processos: para construir relações que transformam. São Paulo: Instituto Fonte para o Desenvolvimento Social, 2008.

SCHMITZ, Caroline Jane; BATTISTI, Patrícia Stafusa Sala; SANTOS, Sandra Regina Führ dos. Uma análise da consultoria secretarial como novo nicho de mercado e como disciplina nos cursos de secretariado executivo. Revista de Gestão e Secretariado. v. 6, n. 2. São Paulo, 2015. Disponível em: <http://bit.ly/28OAXfs> Acesso em: 21 jun. 16.

SILVA, Ana Cristina Brandão Ribeiro. Atuação e competências do secretário executivo: Assessor, Gestor, Consultor, Empreendedor. In: Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo, 1. 2010, Toledo, PA. Anais... Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado, 2010. Disponível em: <http://bit.ly/28NryXS> Acesso em: 21 jun. 2016.

Downloads

Publicado

2017-12-01

Como Citar

Amorim Soares de Alcantara, S. R., & Ribeiro Pereira, W. C. (2017). Consultoria empresarial: uma opção de carreira para o secretário executivo?. Revista De Gestão E Secretariado, 8(3), 139–156. https://doi.org/10.7769/gesec.v8i3.635

Edição

Seção

Artigos