Competências Comportamentais dos Profissionais de Secretariado: o impacto da atuação internacional da empresa

Autores

  • Walkíria Aparecida Gomes de Almeida PhorumGroup Desenvolvimento Empresarial
  • Felipe Mendes Borini Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
  • Eduardo Cesar Pereira Souza Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v9i1.632

Palavras-chave:

Profissional de Secretariado, Competências, Internacionalização, Estudos organizacionais

Resumo

Competência é uma característica que demonstra o quanto o indivíduo está se desenvolvendo num determinado projeto, trabalho ou tarefa. Está relacionada ao conhecimento adquirido e a articulação a partir das habilidades desenvolvidas no dia a dia (Fleury & Fleury, 2001). Considerando tais afirmativas, este artigo tem por objetivo identificar se a natureza internacional da empresa implica no desenvolvimento de diferentes competências individuais para o profissional de Secretariado. A abordagem da pesquisa foi quantitativa, o método de pesquisa foi o levantamento e a técnica de coleta de dados foi do tipo survey. Os resultados coletados demonstram que uma parte do conjunto de competências estabelecidas pelo MEC (Brasil, 2005) está relacionada às cinco competências apuradas na pesquisa. Com relação às competências comportamentais percebe-se que o profissional pesquisado aponta somente quatro das competências averiguadas na revisão da literatura. Os achados deste trabalho indicam que os profissionais de empresas nacionais e internacionais desenvolvem competências semelhantes. Por fim, acredita-se que esta pesquisa possa contribuir com a área de Estudos Organizacionais (estudo das competências secretariais) no Brasil e em outros países.

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Biografia do Autor

Walkíria Aparecida Gomes de Almeida, PhorumGroup Desenvolvimento Empresarial

Mestre em Administração, com concentração em Gestão Internacional, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Felipe Mendes Borini, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). Professor do Programa de Doutorado e Mestrado em Gestão Internacional (PMDGI) da ESPM.

Eduardo Cesar Pereira Souza, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Mestrando em Linguística na Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul) e membro do Núcleo de Estratégia, Gestão e Estudos Organizacionais (NEGEO/UNIFAP).

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Publicado

2018-04-01

Como Citar

Almeida, W. A. G. de, Borini, F. M., & Souza, E. C. P. (2018). Competências Comportamentais dos Profissionais de Secretariado: o impacto da atuação internacional da empresa. Revista De Gestão E Secretariado, 9(1), 1–17. https://doi.org/10.7769/gesec.v9i1.632

Edição

Seção

Artigos