Desafios e possibilidades da implantação da metodologia sala de aula invertida: Estudo de caso em uma Instituição de Ensino Superior privada

Autores

  • Paulo Rodrigues Milhorato Faculdades Pitágoras
  • Eloísa Helena Rodrigues Guimaraes Fundação Pedro Leopoldo

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v7i3.607

Palavras-chave:

Sala de aula invertida, Sociedade do conhecimento, Tecnologia

Resumo

Mudança é palavra que caracteriza a passagem da sociedade industrial para a sociedade do conhecimento. Neste sentido, faz-se necessário repensar os processos educacionais, vistos como alternativa para suprir a lacuna entre o ensino tradicional e as demandas da sociedade atual.  Nesse cenário, surge como possibilidade o modelo proposto por Eric Mazur, nos anos 1990, denominado sala de aula invertida, que utiliza a tecnologia como apoio ao ensino. Assim, este artigo tem como objetivo descrever os impactos da metodologia sala de aula invertida em um Instituição de Ensino Superior (IES) Privada. A metodologia de pesquisa baseou-se em uma abordagem qualitativa e quantitativa e utilizou dados colhidos por meio de questionário disponibilizado na ferramenta  google docs e/ou impressos, aplicado aos alunos de uma unidade da Faculdade Pitágoras, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, em entrevistas com professores envolvidos e observação participante. Os resultados revelam que o perfil do aluno é favorável à aplicação do modelo sala de aula invertida: são jovens e em constante contato com a tecnologia. Entretanto sua rotina diária, uma formação de base deficiente e a necessidade de trabalhar para custear uma IES privada tornam complexa a aplicação deste modelo. 

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Biografia do Autor

Paulo Rodrigues Milhorato, Faculdades Pitágoras

Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo. Professor da Faculdade Pitágoras.

Eloísa Helena Rodrigues Guimaraes, Fundação Pedro Leopoldo

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Mestrado Profissional em Administração da Fundação Pedro Leopoldo.

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Publicado

2016-12-05

Como Citar

Milhorato, P. R., & Guimaraes, E. H. R. (2016). Desafios e possibilidades da implantação da metodologia sala de aula invertida: Estudo de caso em uma Instituição de Ensino Superior privada. Revista De Gestão E Secretariado, 7(3), 253–276. https://doi.org/10.7769/gesec.v7i3.607

Edição

Seção

Artigos