Desafios e possibilidades da implantação da metodologia sala de aula invertida: Estudo de caso em uma Instituição de Ensino Superior privada
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v7i3.607Palavras-chave:
Sala de aula invertida, Sociedade do conhecimento, TecnologiaResumo
Mudança é palavra que caracteriza a passagem da sociedade industrial para a sociedade do conhecimento. Neste sentido, faz-se necessário repensar os processos educacionais, vistos como alternativa para suprir a lacuna entre o ensino tradicional e as demandas da sociedade atual. Nesse cenário, surge como possibilidade o modelo proposto por Eric Mazur, nos anos 1990, denominado sala de aula invertida, que utiliza a tecnologia como apoio ao ensino. Assim, este artigo tem como objetivo descrever os impactos da metodologia sala de aula invertida em um Instituição de Ensino Superior (IES) Privada. A metodologia de pesquisa baseou-se em uma abordagem qualitativa e quantitativa e utilizou dados colhidos por meio de questionário disponibilizado na ferramenta google docs e/ou impressos, aplicado aos alunos de uma unidade da Faculdade Pitágoras, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, em entrevistas com professores envolvidos e observação participante. Os resultados revelam que o perfil do aluno é favorável à aplicação do modelo sala de aula invertida: são jovens e em constante contato com a tecnologia. Entretanto sua rotina diária, uma formação de base deficiente e a necessidade de trabalhar para custear uma IES privada tornam complexa a aplicação deste modelo.
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