Gestão Sustentável do Turismo: Proposição de Protocolo de Práticas e Processos de Implementação de Responsabilidade Social Corporativa para os meios de hospedagem da Grande Florianópolis

Autores

  • Evelize Welzel Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Ciências da Administração
  • Julia Lorenzatto Brazil Universidade Federal de Santa Catarina Graduanda no curso de Ciências da Administração

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v7i2.571

Palavras-chave:

Responsabilidade Social Corporativa, Sustentabilidade, Turismo Sustentável, Meios de Hospedagem

Resumo

O objetivo deste estudo é mapear padrões e normas de turismo sustentável e contrapô-las às boas práticas de RSC definidas no Framework de RSC, de modo a propor um protocolo de práticas e instrumentos para desenvolvimento e implementação de estratégias socialmente responsáveis para o segmento de meios de hospedagem na região da Grande Florianópolis. Destarte, contextualizou-se a relevância da RSC para o segmento ora estudado. A seguir, apresenta-se os pilares constitutivos da RSC e discute-se seu processo de implementação estratégica na esfera organizacional. Complementarmente, aborda-se o papel da RSC diante dos desafios da gestão sustentável do segmento estudado. Trata-se, portanto, de um trabalho essencialmente teórico, que procura responder ‘quais são as atividades de RSC que podem ser caracterizadas como `melhores práticas’ e os instrumentos de RSC para introdução, em termos estratégicos, na estrutura organizacional do segmento de meios de hospedagem?’. Para tanto, identificou-se duas certificações relacionadas ao turismo sustentável, o Green Globe e a NIH-54:2004. Em seguida, realizou-se uma análise equiparativa, tendo como sustentação principal o Framework de RSC. Resultante dessa análise emerge o protocolo de práticas e instrumentos para desenvolvimento e implementação de estratégias socialmente responsáveis para o segmento estudado. Destaca-se que a pesquisa contribuiu na ampliação do Framework de RSC, de 30 para 48 statements concernentes às práticas, bem como de 26 para 35 statements relativos às fases gerais de implementação de RSC, totalizando, respectivamente, um acréscimo de 18 e 9 statements ao modelo.

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Biografia do Autor

Evelize Welzel, Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Ciências da Administração

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Administração pela Friedrich-Schiller-Universität Jena (Alemanha) (2012). Foi professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é professora do Departamento de Ciências da Administração, CAD, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, atuando no Curso de Graduação em Administração, como professora e pesquisadora do grupo de pesquisa Estratégia, Gestão e Sustentabilidade (NEEGES). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em organizações e sociedade, bem como mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilidade social corporativa, gestão estratégica para a sustentabilidade, marketing social e ecológico, consumo sustentável.

Julia Lorenzatto Brazil, Universidade Federal de Santa Catarina Graduanda no curso de Ciências da Administração

Acadêmica do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina, bolsista de iniciação científica (CNPq) e integrante do grupo de pesquisa Estratégia, Gestão e Sustentabilidade

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Publicado

2016-09-11

Como Citar

Welzel, E., & Brazil, J. L. (2016). Gestão Sustentável do Turismo: Proposição de Protocolo de Práticas e Processos de Implementação de Responsabilidade Social Corporativa para os meios de hospedagem da Grande Florianópolis. Revista De Gestão E Secretariado, 7(2), 138–165. https://doi.org/10.7769/gesec.v7i2.571

Edição

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Temática