O SECRETARIADO E A PRODUÇÃO TEXTUAL: A ARGUMENTAÇÃO NO GÊNERO DECLARAÇÃO

Autores

  • Erivaldo Pereira do Nascimento Universidade Federal da Paraíba e CNPq
  • Raquel Ferreira da Silva UFPB

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v2i2.57

Palavras-chave:

Redação Comercial e Oficial, Modalização, Gênero Declaração

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever a estrutura semântico-argumentativa do gênero textual/discursivo declaração, um dos documentos com o qual o profissional de Secretariado lida frequentemente. Essa investigação tem como base a Teoria da Argumentação na Língua, proposta por Ducrot (1988, 1987). Utilizamos também os estudos de Modalização Discursiva, proposta por Koch (2002), Castilho e Castilho (1993), Nascimento (2005), entre outros. A modalização é aqui considerada como uma estratégia semântico-argumentativa, uma vez que permite ao locutor imprimir uma avaliação ou ponto de vista sobre o conteúdo de seu enunciado, em função da interlocução. A investigação realizada a respeito do referido gênero é de natureza qualitativa e quantitativa, de cunho descritivo, e o corpus utilizado é constituído por 20 (vinte) declarações emitidas por diferentes organizações ou instituições públicas e privadas. Nas declarações analisadas percebemos que a argumentação se faz presente através dos modalizadores e operadores argumentativos, utilizados pelo locutor para imprimir diferentes efeitos de sentido nos textos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erivaldo Pereira do Nascimento, Universidade Federal da Paraíba e CNPq

Doutor em Letras (Linguística e Língua Portuguesa), especialista em Linguística Aplicada, graduado em Letras e em Comunicação Social. Professor do Programa de Pós-graduação em Linguística da UFPB, coordenador do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da UFPB. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Raquel Ferreira da Silva, UFPB

Graduanda em Secretariado Executivo Bilíngue pela UFPB. Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) - UFPB/CNPq.

Downloads

Publicado

2012-05-08

Como Citar

Nascimento, E. P. do, & Silva, R. F. da. (2012). O SECRETARIADO E A PRODUÇÃO TEXTUAL: A ARGUMENTAÇÃO NO GÊNERO DECLARAÇÃO. Revista De Gestão E Secretariado, 2(2), 145–169. https://doi.org/10.7769/gesec.v2i2.57

Edição

Seção

Artigos