Uma Investigação da Produção Científica dos Graduados em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará no Período de 2010 a 2015

Autores

  • Márcia Monalisa Garcia Universidade Federal do Ceará - UFC.
  • Ariadina Guimarães Torres Universidade Federal do Ceará - UFC.
  • Chirley Lima da Silva Universidade Federal do Ceará - UFC.
  • Juliana Carneiro Ribeiro Universidade Federal do Ceará - UFC.

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v8i1.536

Palavras-chave:

Pesquisa em Secretariado, Produção científica, Currículo Lattes.

Resumo

A cultura da pesquisa em Secretariado é recente e tem sido amplamente fomentada e incentivada na esfera acadêmica e nos eventos acadêmicos e profissionais da área. Por isso, este estudo tem como objetivo analisar a produção científica dos bacharéis em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará (UFC) no período de 2010 a 2015. Trata-se de uma pesquisa descritiva, bibliográfica, com abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando para análise dos dados uma análise de conteúdo do item “Produções” do Currículo Lattes dos graduados pela UFC desde a fundação do curso, em 1995, até o ano de 2015. Dentre os principais resultados obtidos, a pesquisa apontou a necessidade de se diversificar os tipos de contribuição científica, pois a maior parte das pesquisas concentrou-se na apresentação de trabalhos; diversificar as temáticas pesquisadas, pois a maior parte concentrou-se na prática da profissão. Constatou-se também um aumento expressivo na produção científica nos anos de 2013 e 2014. Este trabalho suscitou a importância de se disseminar uma nova mentalidade acerca dos estudos secretariais, estimulando a produção de conhecimentos novos na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Monalisa Garcia, Universidade Federal do Ceará - UFC.

Graduada em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade do Estado do Pará – UEPA, (Brasil). Secretária Executiva na Universidade Federal do Ceará – UFC, Fortaleza, (Brasil).

Ariadina Guimarães Torres, Universidade Federal do Ceará - UFC.

Especialista em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Federal do Ceará – UFC, Fortaleza, (Brasil). Secretária Executiva na Universidade Federal do Ceará – UFC

Chirley Lima da Silva, Universidade Federal do Ceará - UFC.

Especialista em Gestão Pública pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, Ceará, (Brasil). Universidade Federal do Ceará – UFC, Fortaleza. 

Juliana Carneiro Ribeiro, Universidade Federal do Ceará - UFC.

Especialista em Marketing, Planejamento e Gerenciamento pela Faculdade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, (Brasil). Secretária Executiva na Universidade Federal do Ceará – UFC, Fortaleza. 

Referências

Amante, M. J; Costa, M. T.; Fernandéz-Llimós, F.; Lopes, P. F. & Lopes S. (2012). A bibliometria e a avaliação da produção científica: indicadores e ferramentas. In Congresso nacional de bibliotecários, arquivistas e documentalistas, 11, pp. 1-7. Recuperado em 14 de setembro, 2016, de http://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/429.

Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado. Recuperado em 15 de março, 2016, de http://www.abpsec.com.br/abpsec/index.php/a-pesquisa/a-pesquisa-em-Secretariado.

Bardin, L. (1979). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Bíscoli, F. R. V. (2012). A evolução do Secretariado executivo: caminhos prováveis a partir dos avanços da pesquisa científica e dos embates teóricos e conceituais na área. In Pesquisa em Secretariado: cenários, perspectivas e desafios, pp. 37-74. Passo Fundo: UPF Editora.

Demo, P. (1993). Desafios modernos da educação (16a ed.). São Paulo: Vozes.

______, P. (2006). Pesquisa: princípio científico e educativo (12a ed.). São Paulo: Cortez.

Durante, D. G. (2012). A evolução da profissão secretarial por meio da pesquisa. In Pesquisa em Secretariado: cenários, perspectivas e desafios. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo.

_______, D.G: Martins, C. B. & Cantarotti, A. (2016). Pesquisa em Secretariado: reflexões acerca da construção do conhecimento. Fortaleza: Edições UFC.

_______, D. G & Pontes, E.S. (2015). Produção intelectual em Secretariado executivo: estudo na revista de Gestão e Secretariado (GeSec). In Revista de Gestão e Secretariado (GeSec), São Paulo, jan./abr., pp. 23-47.

_______, D. G & Santos, M.E.M. (2012, junho). Contribuições da iniciação científica na formação do secretário executivo. Anais do XVIII Congresso Nacional de Secretariado, Belo Horizonte, MG, Brasil. Recuperado em 3 de março, 2016, de http://www.fenassec.com.br/xviii_consec_2012/3_lugar_artigo_contribuicoes.pdf

Ferreira, N. S. de A. (2002). As pesquisas denominadas estado da arte. In Educação e Sociedade, ano XXIII, n. 79.

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas.

Herculano, R.D. & Norberto, A. M. Q. (2012). Análise da produtividade científica dos docentes da Universidade Estadual Paulista, campus de Marília/SP. In Perspectivas em Ciência da Informação, abr./jun., pp.57-70.

Hoeller, P. A. F. (2006). A natureza do conhecimento em Secretariado executivo. In Revista Expectativa, pp. 139-145. Recuperado em 17 de março, 2016, de http://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/viewFile/89/298.

Maçaneiro, M. B. (2012). A construção da identidade científica em Secretariado Executivo. In Daniela Giareta Durante (Org.). A evolução da profissão secretarial por meio da pesquisa. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo.

Marchelli, P. S. & Sabino, R. F. (2009). O debate teórico-metodológico no campo do Secretariado: pluralismos e singularidades. In Cadernos Ebape, pp. 607-621, Rio de Janeiro.

Muller, S. P. M. A. (2000). O periódico científico. In Campelo, B.S; Cedón, B. V, & Kremer, J. M. Fontes de informação para pesquisadores e profissionais, Cap.5, pp.73-95. Belo Horizonte: UFMG.

Nascimento, E. P. (2012). Pesquisa aplicada e interdisciplinaridade: da linguística ao Secretariado. In Daniela Giareta Durante (Org.). A evolução da profissão secretarial por meio da pesquisa. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo.

Nonato Júnior, R. (2009). Epistemologia e teoria do conhecimento em Secretariado Executivo: a fundação das ciências da assessoria. Fortaleza: Expressão Gráfica.

Oliveira, S. L. de. (1997). Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. São Paulo: Pioneira.

Pádua, E. M. M. (2004). Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. Campinas, SP: Papirus.

Pereira, J. M. (2012). Manual de metodologia da pesquisa científica. São Paulo: Atlas.

Plataforma Lattes. Recuperado em 14 de setembro, 2015, de http://lattes.cnpq.br.

Polak, Y. N. de S.; Diniz, J. A. & Santana, J. R. (2011). Dialogando sobre metodologia científica. Fortaleza: Edições UFC.

Pritchard, A. (1969). Statistical bibliography or bibliometrics. Journal of Documentation, vol. 25, n. 4, pp. 348-349.

Romanowski, J. P. & Ens, R. T. (2006). As Pesquisas denominadas estado da arte em Educação. In Diálogo Educ., set./dez., pp. 37-50, Curitiba.

Downloads

Publicado

2017-05-05

Como Citar

Garcia, M. M., Torres, A. G., da Silva, C. L., & Ribeiro, J. C. (2017). Uma Investigação da Produção Científica dos Graduados em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará no Período de 2010 a 2015. Revista De Gestão E Secretariado, 8(1), 119–137. https://doi.org/10.7769/gesec.v8i1.536

Edição

Seção

Artigos