CURRÍCULOS DE SECRETARIADO EXECUTIVO: ALGUMAS REFLEXÕES

Ubirajara Junior Gerardin, Aneridis Aparecida Monteiro, Viviana Cristina Gianini

Resumo


Ao longo dos últimos anos o curso de graduação em bacharelado em Secretariado Executivo é alvo de concepções errôneas, bem como de comparações equivocadas a outros cursos de áreas afins e/ou nomenclaturas semelhantes. Emerge nesse sentido a necessidade de estudos que tragam de forma esclarecedora, a discussão de como é elaborada a estrutura curricular desse curso de graduação. Dessa forma, este artigo tem como objetivo principal comparar a estrutura curricular de três instituições de ensino superior do Brasil, tendo como objeto de estudo duas universidades públicas e uma privada em três regimes distintos, federal, estadual e privado. Para tanto, parte-se de um levantamento bibliográfico com autores que têm discutido as concepções de currículo, de um modo geral, servindo como base no estudo, bem como à abordagem da Diretriz Curricular Nacional (DCN) do curso no intuito de verificar os aspectos igualitários e diferenciais em relação a estas três instituições de ensino superior, onde serão valorizadas esferas de ordem social, institucional e regimentar. As conclusões apontam para a abrangência e relevância do curso de Secretariado Executivo, bem como que as IES analisadas estão adequadas às exigências do Ministério da Educação no tocante à formação acadêmica desses profissionais.


Palavras-chave


Currículo; Educação; Secretariado Executivo

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DOI: https://doi.org/10.7769/gesec.v2i2.53

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GeSec - Revista de Gestão e Secretariado | São Paulo, São Paulo, Brasil | e-ISSN:2178-9010

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