O Gênero Ata e as Preposições: Reflexões para o Ensino de Espanhol para Secretariado

Autores

  • Viviane Cristina Poletto Lugli Universidade Estadual de Maringá - UEM, Paraná, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v7i3.514

Palavras-chave:

Preposições. Gramática. Ata.

Resumo

Este artigo analisa dados sobre o comportamento das preposições de, en, a, no gênero “Ata”, redigido em língua espanhola, tentando situá-las de acordo com os sentidos de base (origem, meta e conteúdo) e eixos espaciais (horizontal e continente/conteúdo) propostos por Castilho (2004). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, cujo objetivo é observar se esse suposto pode ser aplicado à língua espanhola e verificar se os sentidos das preposições, revelados no gênero textual Ata, correspondem àqueles descritos por uma gramática utilizada atualmente no ensino de espanhol em um curso de Secretariado Executivo. Tivemos como apoio teórico para o estudo das preposições em espanhol os pressupostos de Alarcos Llorach (1999), Martin Cid (2002), Vigón Artos (2007) e Araus (1987) e os pressupostos funcionalistas de Castilho (2004), Neves (2000, 2001, 2007) e Cunha (2008). Tomamos o gênero textual “Ata” como objeto de estudo por considerarmos o gênero como um instrumento autêntico e de referência para o ensino de espanhol para Secretariado. Os resultados demonstram que os eixos espaciais propostos por Castilho (2004) podem ser aplicáveis ao espanhol e que a gramática utilizada contempla parcialmente os valores preposicionais expressos pelo gênero Ata. 

 

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Biografia do Autor

Viviane Cristina Poletto Lugli, Universidade Estadual de Maringá - UEM, Paraná, Brasil

Doutoranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá, Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Linha de Pesquisa: Gêneros textuais em espanhol e ensino Especialista em Língua Espanhola pela SOET e Línguas Estrangeiras pela Universidade Estadual de Londrina. Curso de Aperfeiçoamento pela Universidade de Valladolid e Escola Oficial de Idiomas - Zaragoza ( Espanha). Professora de língua espanhola no Curso de Secretariado Executivo Trilíngue na Universidade Estadual de Maringá

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Publicado

2017-01-02

Como Citar

Poletto Lugli, V. C. (2017). O Gênero Ata e as Preposições: Reflexões para o Ensino de Espanhol para Secretariado. Revista De Gestão E Secretariado, 7(3), 172–201. https://doi.org/10.7769/gesec.v7i3.514

Edição

Seção

Artigos