Uma Análise da Gestão de Projetos de Extensão de uma Instituição Federal de Ensino

Autores

  • Rafael Rodrigues Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGA-UFRN) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
  • Maria Rafaela Soares Teixeira Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Flavia Tatiane Ribeiro de Lima Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v7i3.502

Palavras-chave:

Gestão de projetos. PMBOK. Projetos de extensão

Resumo

Este trabalho se propõe a analisar a gestão dos projetos de extensão de uma instituição federal de ensino localizada no nordeste brasileiro. Sabe-se que gerenciar projetos é aplicar conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos requisitos. Portanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, que detalhou os processos de gerenciamento dos projetos de extensão baseando-se nas definições do Project Management Body of Knowlegde (PMBOK). Sendo assim, esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, no qual se realizaram análises dos editais de seleção dos projetos e entrevista com o coordenador de extensão do campus. Os resultados mostraram que a instituição está em consonância com um guia que contém boas práticas de gerenciamento de projetos, o PMBOK; entretanto, existem alguns aspectos que precisam ser melhorados.

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Biografia do Autor

Rafael Rodrigues Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGA-UFRN) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Graduado em Administração (2009) e mestre em Engenharia de Produção (2011) com ênfase em maturidade organizacional em gestão de projetos, ambas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutorando em Adminisitração no PPGA/UFRN. Atualmente é professor efetivo do IFRN (Campus Nova Cruz), na área de Administração de Processos e Operações e coordenador do curso Técnico em Administração.

Maria Rafaela Soares Teixeira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Técnica em Administração pelo IFRN e graduanda em Secretariado Executivo Bilingue pela UFPB.

Flavia Tatiane Ribeiro de Lima Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Gestão Ambiental pelo IFRN (2010). Técnica em Controle Ambiental pelo IFRN (2003). Graduada em Administração pela UFRN (2015).

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Publicado

2016-12-02

Como Citar

Silva, R. R., Teixeira, M. R. S., & Rodrigues, F. T. R. de L. (2016). Uma Análise da Gestão de Projetos de Extensão de uma Instituição Federal de Ensino. Revista De Gestão E Secretariado, 7(3), 150–171. https://doi.org/10.7769/gesec.v7i3.502

Edição

Seção

Artigos