ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO: UM ESTUDO SOBRE A GESTÃO EFICAZ DO TEMPO COMO FERRAMENTA PARA O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE E WORK LIFE BALANCE

Autores

  • Maria do Carmo Ferreira Lima FATEC _ UNINOVE
  • Simone Batista Jesus

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v2i2.48

Palavras-chave:

Administração do Tempo, Work-life balance, Ferramentas para organização e gestão do tempo

Resumo

A Administração do Tempo vem sendo um tema de alta relevância, e muito discutido, principalmente no mundo corporativo. Desde os primeiros estudos da Administração Clássica, como o “Estudo dos Tempos e Movimentos”, realizado por Taylor, na época da Revolução Industrial, passando pela Revolução Tecnológica no início dos anos 90 até os dias atuais, sempre existiu o questionamento sobre como seria possível administrar melhor o tempo. O desafio não é gerenciar o tempo, mas a pessoa e gerar ou preservar relacionamentos. O objetivo geral deste trabalho foi compreender como a adoção de técnicas para Administração do Tempo pode servir de ferramenta para o aumento da produtividade e equilíbrio da equação vida profissional versus vida pessoal. A revisão da literatura foi sustentada por uma pesquisa em duas etapas. Na primeira etapa foi aplicada uma pesquisa descritiva, com a intenção de identificar quais eram os chamados “ladrões de tempo” mais comuns dentro da amostra pesquisada e diagnosticar o perfil de gerenciamento do tempo do conjunto de participantes. Na etapa posterior, foi realizado um estudo de caso, onde pelo período de 30 dias a participante voluntária foi instruída a utilizar algumas das ferramentas, como softwares e formulários disponíveis no mercado para organização e administração eficaz do tempo. Os resultados comprovaram ser considerável o número pessoas que assumem não saber administrar bem o seu tempo e que sofrem com os efeitos negativos da sobrecarga de trabalho e a desmotivação que constantemente está atrelada a esse cenário. O resultado do estudo de caso apurou que as ferramentas de organização e gestão de tempo disponíveis são capazes de promover boa melhora na forma como se administra o tempo, porém é necessário comprometimento e disciplina daquele que se propõe a utilizar os mecanismos, pois a mudança na forma como se gerencia o próprio tempo é acima de tudo uma mudança comportamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Carmo Ferreira Lima, FATEC _ UNINOVE

Bacharel em Secretariado Especialista em Recursos Humanos Mestre em Administração Docente desde 2002

Simone Batista Jesus

Tecnologia em Automação de Escritórios e secretariado.

Downloads

Publicado

2012-05-08

Como Citar

Lima, M. do C. F., & Jesus, S. B. (2012). ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO: UM ESTUDO SOBRE A GESTÃO EFICAZ DO TEMPO COMO FERRAMENTA PARA O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE E WORK LIFE BALANCE. Revista De Gestão E Secretariado, 2(2), 121–144. https://doi.org/10.7769/gesec.v2i2.48

Edição

Seção

Artigos