Implantação de Escritório de Projetos em Instituição de Ensino Superior: Estudo de Caso

Autores

  • Eduardo Vimercati Universidade Nove de Julho
  • Leandro Alves Patah Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v7i1.436

Palavras-chave:

Escritórios de Gerenciamento de Projetos, Implantação de Escritórios de Gerenciamento de Projetos, Instituições de Ensino Superior.

Resumo

O presente trabalho traz uma experiência vivida por uma instituição de ensino superior, a partir da qual foi possível apresentar as etapas do projeto de implantação do seu PMO, as dificuldades e facilidades do processo, bem como as características e atribuições específicas do escritório de gerenciamento de projetos implantado. Além disso, a discussão sobre as particularidades do PMO em uma IES e a apresentação do uso de ferramentas capazes de viabilizar um plano de implantação de PMO em IES possibilitou sua expansão para outras instituições. O trabalho também discute os temas mais relevantes para a literatura, como por exemplo, crescimento das IES e gerenciamento de projetos como ferramenta para otimizar a organização e execução dos diversos projetos gerados nas instituições. Assim, este estudo se propõe a contribuir para a redução de uma lacuna no conhecimento com relação a como implantar PMO em IES, sendo esta a questão de pesquisa deste estudo.

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Biografia do Autor

Eduardo Vimercati, Universidade Nove de Julho

Gerenciais - administração

Leandro Alves Patah, Universidade Nove de Julho

Mestrado e Doutorado - Administração Uninove

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Publicado

2016-05-20

Como Citar

Vimercati, E., & Patah, L. A. (2016). Implantação de Escritório de Projetos em Instituição de Ensino Superior: Estudo de Caso. Revista De Gestão E Secretariado, 7(1), 85–111. https://doi.org/10.7769/gesec.v7i1.436

Edição

Seção

COINS 2019