As Competências Contemporâneas do Secretário Executivo e a Relação Com as Competências do Middle Manager

Autores

  • Katia Denise Moreira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Luci Mari Aparecida Rodrigues Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Juliana Cidrack Freire do Vale Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Marize Helena da Rosa Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v7i1.400

Palavras-chave:

Competências. Secretário Executivo. Middle manager.

Resumo

À medida que se considera o profissional do Secretariado Executivo como atuante junto às posições de liderança, pressupõe-se que haja correlação entre as competências desse profissional e aquelas do middle manager. Realizou-se, então, esta pesquisa de abordagem qualitativa e descritiva, na qual se procurou analisar a possível natureza de tal correlação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, baseada em livros, artigos, leis e outros documentos que tratam do assunto. Após se elencar as competências e funções de ambos os profissionais, os dados levantados foram categorizados e analisados a partir da tipologia da gerência intermediária elaborada por Floyd e Wooldridge (1992), com o auxílio da técnica de Análise de Conteúdo. Como resultado, confirmou-se, em âmbito teórico, uma forte correlação entre as funções e competências daqueles profissionais. 

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Biografia do Autor

Katia Denise Moreira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Letras - Secretariado Executivo em Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Gestão de Pessoas e Processos pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis (CESUSC). Mestra Profissional em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Secretária Executiva e Chefe de Expediente da Coordenadoria do Curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina.

Luci Mari Aparecida Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Especialista em Sistemas de Planejamento e Gestão Empresarial pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Servidora pública da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no cargo de Secretária Executiva e na função de Assistente do Departamento de Compras da Pró-Reitoria de Administração.

Juliana Cidrack Freire do Vale, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestre em Administração e Controldoria pela UFC. Possui Especialização em Administração de Recursos Humanos e Graduação em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará. Trabalhou como Assessora de Projetos na Associação Cearense de Estudos e Pesquisas e atualmente é Secretária Executiva da Diretoria da FEAAC/UFC.

Marize Helena da Rosa, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Possui graduação em Secretariado Executivo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2006). Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Atualmente é classe E, nível 1 da Universidade Federal da Fronteira Sul. Tem experiência na área de Administração e organização em eventos, com ênfase na área secretarial.

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Publicado

2016-05-20

Como Citar

Moreira, K. D., Rodrigues, L. M. A., Freire do Vale, J. C., & Rosa, M. H. da. (2016). As Competências Contemporâneas do Secretário Executivo e a Relação Com as Competências do Middle Manager. Revista De Gestão E Secretariado, 7(1), 45–66. https://doi.org/10.7769/gesec.v7i1.400

Edição

Seção

COINS 2019

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