DA SIMPLES ARQUIVÍSTICA À MODERNIDADE DIGITAL

Autores

  • Luiza Wioppiold Vitalis Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Liane Dannenberg Geötzke Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Leonardo José Andriolo Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v2i1.40

Palavras-chave:

Arquivo, Técnicas de Arquivamento, Arquivamento Eletrônico de Documentos

Resumo

Neste trabalho se propõe estudar a trajetória da arquivística dentro da profissão de secretariado, abordando desde as primeiras formas de arquivamento até as formas de arquivamento eletrônico. Para este estudo, os principais embasamentos teóricos utilizados foram as obras: Arquivo: teoria e prática, de Paes (2002), Secretariado: do escriba ao web writer, de Sabino e Rocha (2004), e Paula (1995), Como elaborar a tabela de temporalidade documental: racionalização de custos de armazenagem e administração de arquivos empresariais, que expõem, além das técnicas básicas de arquivamento, as novas e modernas técnicas a serviço dos arquivos. O estudo pode ser classificado como exploratório, sendo que o levantamento dos dados foi realizado a partir da pesquisa bibliográfica. Dos resultados encontrados, destacou-se que um arquivo bem organizado oferece agilidade e praticidade ao profissional de secretariado - condições importantes para o suporte às tomadas de decisão - a melhoria do espaço físico de um escritório, através da destinação dos documentos gerados, também é de fundamental relevância. Com a Tabela de Temporalidade Documental posta em prática, é possível implantar o Gerenciamento Eletrônico de Documentos e melhorar constantemente o processo de arquivamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Wioppiold Vitalis, Universidade de Santa Cruz do Sul

Bacharel em Secretariado Executivo – Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC.

Liane Dannenberg Geötzke, Universidade de Santa Cruz do Sul

Bacharel em Automação de Escritórios e Secretariado - Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC.

Leonardo José Andriolo, Universidade de Santa Cruz do Sul

Formado em Administração e Ciências Econômicas, com Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e professor da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC.

Downloads

Publicado

2011-10-21

Como Citar

Vitalis, L. W., Geötzke, L. D., & Andriolo, L. J. (2011). DA SIMPLES ARQUIVÍSTICA À MODERNIDADE DIGITAL. Revista De Gestão E Secretariado, 2(1), 56–76. https://doi.org/10.7769/gesec.v2i1.40

Edição

Seção

Artigos