SECRETÁRIA EXECUTIVA: ESTRESSE E EMOÇÃO NO TRABALHO

Autores

  • Cibele Cristina Ortega Complexo Universitário FMU
  • Luis Fernando Araujo

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v2i1.36

Palavras-chave:

Secretária Executiva, Estresse, Emoção, Psicossomática

Resumo

O presente trabalho mostrou uma visão clara e abrangente de como o profissional de secretariado executivo convive com o excesso de estresse no trabalho sem adoecer física e psicologicamente. Descreveram-se as definições dos termos estresse, emoção e psicossomática. Além disso, foram destacadas algumas das doenças psicossomáticas mais comuns no âmbito organizacional, tais como, depressão, síndrome do pânico e síndrome de Burnot. Para maior realidade e veracidade, realizou-se pesquisa de campo com a finalidade de verificar qual o índice de estresse dos profissionais de secretariado executivo e de que maneira estes lidam com as pressões e exigências do mundo moderno para evitar o adoecimento. Com o resultado da pesquisa, procurou-se identificar os pontos que podem auxiliar o profissional a ter uma vida física e mental saudável e de que modo a organização e os superiores imediatos podem contribuir para o bem-estar do colaborador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cibele Cristina Ortega, Complexo Universitário FMU

Atuo como Secretária Executiva há onze anos. Sou graduada em Automação de Escritórios e Secretariado pela Fatec-SP, pós-graduada em Assessoria Executiva pela Universidade Ítalo Brasileira. Há um ano, leciono a disciplina de Técnicas Secretariais no curso de Secretariado Executivo Trilíngue da FMU. Curso atualmente minha segunda pós-graduação em Ensino de Espanhol para Brasileiros pela PUC-SP e sou secretária executiva da presidência da MAPFRE BRASIL.

Downloads

Publicado

2011-10-21

Como Citar

Ortega, C. C., & Araujo, L. F. (2011). SECRETÁRIA EXECUTIVA: ESTRESSE E EMOÇÃO NO TRABALHO. Revista De Gestão E Secretariado, 2(1), 131–157. https://doi.org/10.7769/gesec.v2i1.36

Edição

Seção

Artigos