Ferramentas de tecnologia da informação e comunicação como suporte às atividades do secretário executivo

Autores

  • Márcia Maria de Medeiros Travassos Saeger Martins Universidade Federal da Paraíba
  • Danielle Matias da Rocha Universidade Federal da Paraíba
  • TABIRA DE SOUZA ANDRADE Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Angeluce Soares Perônico Barbotin Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v6i2.328

Palavras-chave:

Secretário executivo. Tecnologia da informação e comunicação. Ferramentas de TIC

Resumo

O secretário executivo que almeja se destacar nas organizações deve buscar atender às exigências do mercado, sendo primordial o conhecimento sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação. Suas atribuições, adequadas aos modernos padrões de gerenciamento, devem ser exercidas de modo que este profissional possa assessorar os gestores de forma eficiente. Para isto, o secretário executivo deve fazer uso de ferramentas que auxiliem na celeridade de suas ações, tornando-o mais produtivo. Neste contexto, esta pesquisa foi realizada junto a Secretários Executivos e estudantes que já atuam na área ou que se encontram estagiando, objetivando investigar a utilização das ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação no trabalho do secretário executivo. A coleta de dados se deu por meio de um questionário estruturado, com perguntas objetivas, aplicado no campus IV/UFPB, cujos dados foram analisados de forma quantitativa, com resultados apresentados em tabelas e gráficos. Com base nos resultados, foi possível considerar que a maior parte dos respondentes utiliza ferramentas de TIC em suas atribuições secretariais, estando entre elas o computador e a internet. Verificou-se que a maioria considera que o uso destas ferramentas auxilia na celeridade de suas funções. Dentre os que não fazem uso das ferramentas de TIC, a maior parte alegou que as organizações em que atuam não dispõem destas ferramentas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Maria de Medeiros Travassos Saeger Martins, Universidade Federal da Paraíba

Professora de Administração do Departamento de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba. Graduada (2004) e Mestre (2009) em Administração pela UFPB, com ênfase em Tecnologia da Informação. Pesquisadora na área de Gestão da Informação, Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação. Coordenadora da linha de pesquisa "Informação, Tecnologia e Educação" no NEOS - Núcleo de Estudos sobre Organizações e Sociedade. Coordenadora de Tutoria do curso de Licenciatura em Letras/Inglês da UFPB Virtual.

Danielle Matias da Rocha, Universidade Federal da Paraíba

Secretária Executiva, graduada (2014) pela Universidade Federal da Paraíba.

TABIRA DE SOUZA ANDRADE, Universidade Federal da Paraíba

Mestre (2008) em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Assistente/UFPB. Pesquisadora na área de políticas públicas; estudos empíricos de Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos Locais; crescimento, desenvolvimento econômico e social; e, economia regional, sendo participante do NEOS – Núcleo de Estudos sobre Organizações e Sociedade e do NETE – Núcleo de Estudos em Tecnologia e Empresas.

Maria Angeluce Soares Perônico Barbotin, Universidade Federal da Paraíba

Graduada e Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba e Doutora em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba. Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba. Líder do NEOS - Núcleo de Estudos sobre Organizações e Sociedade, coordenando a linha de pesquisa Consumo e Sociedade.

Referências

Adelino, Francisca Janete Silva & Silva, Maria Aparecida Vito (jul.-/dez. 2012). A Tecnologia da Informação como agente de mudança no perfil do profissional de Secretariado. Revista de Gestão e Secretariado, São Paulo, v. 3, n. 2, pp. 5-23. DOI: https://doi.org/10.7769/gesec.v3i2.165

Cruz, Tadeu (2002). Sistemas, organização e métodos: estudo integrado das novas tecnologias da informação e introdução à gerência do conteúdo e do conhecimento (3a ed.). São Paulo: Atlas.

Da Ponte, João Pedro (2000). Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: que desafios? Revista Iberoamericana de Educación, n. 24, pp. 63-90. DOI: https://doi.org/10.35362/rie240997

D’Elia, Maria Elziabete Silva & Neiva, Edméa Garcia, (2009). As novas competências do profissional de secretariado (2a ed.). São Paulo: IOB.

Grion, Laurinda (2008). A nova secretária: metacompetente proativa dinâmica. São Paulo: Madras.

Malagodi, Beatriz (2010). A secretária do século XXI: posturas, atribuições e responsabilidades. Recuperado em 20 agosto, 2013, de <http://www.administradores.com.br>.

Martins, Rosilda Baron (2006). Metodologia científica. Curitiba: Juruá.

Medeiros, João Bosco & Hernandes, Sônia (2010). Manual da secretária (12a ed.) São Paulo: Atlas, 2010.

Nazareno, Cláudio et. al. (2006). Tecnologias da informação e sociedade: o panorama brasileiro. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações.

Neves, Maria da Conceição de Oliveira (2007). Introdução ao Secretariado Executivo. Rio de Janeiro: T. Mais.Oito.

Nonato Júnior, Raimundo (2009). Epistemologia e Teoria do Conhecimento em Secretariado Executivo: a fundação das ciências da assessoria. Fortaleza: Expressão Gráfica.

Rampazzo, Lino (2005). Metodologia científica: para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. (3a ed.) São Paulo: Edições Loyola.

Reis, Linda G. (2008). Produção de monografia: da teoria à prática (2a ed.). Brasília: Senac-DF.

Rezende, Denis Alcides (2005). Engenharia de software e sistemas de informação (3a ed.). Rio de Janeiro: Brasport.

Rosseti, Adroaldo Guimarães & MORALES, Aran Bey Tcholakian (jan.-abr. 2007). O papel da tecnologia da informação na gestão do conhecimento. Ci. Inf., Brasília, vol. 36, n. 1, pp. 124-135,. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19652007000100009

Sabino, Rosimere Ferraz & Rocha, Fábio Gomes (2004). Secretariado: do escriba ao webwrite. Rio de Janeiro: Brásport.

Saeger, Márcia Maria de Medeiros Travassos. A política do Cartão Nacional de Saúde sob a ótica dos usuários do SUS na região metropolitana de João Pessoa e Recife. Dissertação de Mestrado. João Pessoa: [s.n.], 2010.

Santos, Júlio Cesar de Souza (2010). Secretariado: funções, atribuições e perfil profissional. Recuperado em 27 agosto, 2013, de <http://meuartigo.brasilescola.com>.

Turban, Efraim; Mclean, Ephraim; Wetherbe, James & Leidner, Dorothy (2004). Tecnologia da informação para gestão: transformando os negócios na economia digital (3a ed.). Porto Alegre: Bookman.

Wainer, Jacques (2003). O paradoxo da produtividade In: Ruben, Guilhermo; Wainer, Jacques & Dwyer, Tom (Org.) Informática, organizações e sociedade no Brasil. São Paulo: Cortez.

Downloads

Publicado

2015-08-01

Como Citar

de Medeiros Travassos Saeger Martins, M. M., da Rocha, D. M., ANDRADE, T. D. S., & Soares Perônico Barbotin, M. A. (2015). Ferramentas de tecnologia da informação e comunicação como suporte às atividades do secretário executivo. Revista De Gestão E Secretariado, 6(2), 65–87. https://doi.org/10.7769/gesec.v6i2.328

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)