O secretário executivo como gestor de mudanças organizacionais no setor automobilístico

Autores

  • Karen Almeida Pereira Universidade Federal de Sergipe
  • Jefferson David Araujo Sales Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v6i2.320

Palavras-chave:

Processos. Padronização. Gerenciamento da rotina de trabalho. Gestão de pessoas. Prestação de serviço. Setor automobilístico.

Resumo

Esta pesquisa reflete sobre a atuação do profissional de secretariado como gestor de mudanças organizacionais a partir da elaboração de propostas de melhoria baseadas em processos de padronização numa assistência técnica de uma concessionária automotiva sergipana. Para se chegar aos resultados deste trabalho, foram feitas análises, interpretações e confrontações dos dados obtidos em cada etapa da investigação, a saber: observação, levantamento documental, entrevistas e questionário. No primeiro momento da investigação, e por meio da observação direta sustentada por um script observacional, os pesquisadores identificaram uma ausência de padrões que resultava numa oscilação da satisfação dos clientes e na estagnação do trabalho local. Então, no segundo momento, agora por intermédio de uma pesquisa-ação, identificou-se que a principal causa dos problemas organizacionais, ao menos no setor investigado, é a falta de padronização. Somados a isso, surge a ausência de um regular gerenciamento das pessoas e um baixo desempenho da gerência.

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Biografia do Autor

Karen Almeida Pereira, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Secretariado Executivo na Universidade Federal de Sergipe - UFS

Jefferson David Araujo Sales, Universidade Federal de Sergipe

Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE. Professor Adjunto do Departamento de Administração da Universidade Federal de Sergipe-UFS

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Publicado

2015-08-01

Como Citar

Pereira, K. A., & Sales, J. D. A. (2015). O secretário executivo como gestor de mudanças organizacionais no setor automobilístico. Revista De Gestão E Secretariado, 6(2), 44–64. https://doi.org/10.7769/gesec.v6i2.320

Edição

Seção

Artigos