Pesquisa Quantitativa: Elementos, Paradigmas e Definições
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v5i1.297Palavras-chave:
Pesquisa quantitativa, Pesquisa em gestão, Técnicas estatísticasResumo
O presente artigo tem por finalidade a apresentação de aspectos essenciais da pesquisa quantitativa na área de gestão. Assim, buscaram-se apresentar alguns aspectos sobre a natureza dos dados e sua exploração inicial, os testes de hipóteses mais usados e os critérios para sua escolha; além disso, quatro métodos multivariados foram apresentados. Tentou-se utilizar como exemplos referências que podem ser obtidas, na maioria, na internet, sobretudo, aquelas que são artigos científicos já publicados.
Palavras-chave: Pesquisa quantitativa. Pesquisa em gestão. Técnicas estatísticas.
DOI: 10.7769/gesec.v5i1.297
Downloads
Referências
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo (6a ed.) Lisboa: Edições 70.
Bussab, W. O. & Morettin, P. A. (2014). Estatística básica (8a ed.) São Paulo: Saraiva.
Cano, A.F. & Guerrero, I. M. F. (2009). Crítica y alternativas a la significación estadística en el contraste de hipóteses. Madrid: LA Muralla.
Creswell, J. W. & Plano-Clark, V. L. (2013). Pesquisa de métodos mistos (2a ed.) Porto Alegre: Pensa.
DeVellis, R. F. (2003). Scale development: theory and applications. Thousand Oaks: Sage.
Dillon, W. R. & Goldstein, M. (1984). Multivariate analysis: methods and applications. New York: John Wiley & sons.
Gervasoni, V. C.; Rossib, G. B. & Silva, D. (2010). Gestão de custos e despesas e a estratégia competitiva de diferenciação – setor autopeças. Revista Brasileira de Estratégia, 3(3), 217-230. DOI: https://doi.org/10.7213/rebrae.v3i3.13586
Hair, J.; Money, A. H.; Babin, B. & Samouel, P. (2005). Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman.
Langrafe, T. F.; Boaventura, J. M. G.; Silva, R. S. & Silva, D. (2009). Grupos Estratégicos: um estudo dos cursos de graduação em Administração na cidade de São Paulo. Revista Ibero-Americana de Estratégia, 8(1), 78-101. DOI: https://doi.org/10.5585/riae.v8i1.1626
Levin, J. & Fox, J. A. (2004). Estatística aplicada a Ciências Humanas. (9a ed.) São Paulo: Pearson.
Lopes, E. L. (2010) .Não te conheço bem, mas já gostei de você! O efeito da marca na negligência da omissão nos diferentes níveis de necessidade cognitiva. São Paulo: Uninove, 2010. Tese (Doutorado) – PPGA, Universidade Nove de Julho, São Paulo.
Lopes, E. L.; Silva, D. & Hernandez, J. M. C. (2013). O efeito da marca na negligência da omissão: uma pesquisa experimental. Revista de Administração Contemporânea, 17(2), 132-153. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552013000200002
Martins, G. A. (2005). Estatística Geral e Aplicada (3a ed.) São Paulo: Atlas.
Melo, W. M.; Rossi, G. B.; Gervasoni, V. C. & Silva, D. (2013). Determinação de preços no varejo de serviços públicos: uma abordagem experimental para a previdência social brasileira. Revista Brasileira de Marketing, 12(3), 179-205. DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v12i3.2524
Siegel, S. & Castellan Jr., N. J. (2006) .Estatística não paramétrica - para as Ciências do Comportamento (2a ed.). Porto Alegre: Artmed.
Silva, D.; Garcia, M. N.; Rinaldi, H. M. R., & Pontes, C. C. C. (2007). Análise das possíveis diferenças entre contratantes e contratados em terceirização de serviços de software segundo a métrica de análise de ponto de função. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, 4(1), 47-60.
Silva, D., Garcia, M. N. & Farah, O. E.(2012). Métodos quantitativos na pesquisa de marketing. In N. K. Pizzinatto & O. E. Farah. (orgs.). Pesquisa pura e aplicada para marketing (pp. 57-78) São Paulo: Editora Atlas.
Silva, D. & Simon, F. O. (2005). Abordagem quantitativa de análise de dados de pesquisa: construção e validação de escala de atitude. Cadernos do CERU, 2(16), 11-27.
Taylor, M. (1983). Ordinal and interval scaling. Journal of the Market Research Society, 25 (4), 297–303.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
• 1. The author(s) authorize the publication of the article in the journal.
• 2. The author(s) ensure that the contribution is original and unpublished and is not being evaluated in other journal(s).
• 3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts expressed in the texts because they are the sole responsibility of the author(s).
• 4. The publishers reserve the right to make adjustments and textual adaptation to the norms of APA.
• 5. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
• 6. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access) at http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html