Diagnóstico Rápido Participativo e Matriz Swot: Estratégias de Planejamento Estratégico com Base na Atual Posição do Curso de Secretariado Executivo UEPA

Autores

  • Aylana Cristina Lima de Almeida Universidade do Estado do Pará
  • Alexandre Jorge Gaia Cardoso Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v5i2.283

Palavras-chave:

Estratégias de Planejamento. DRP. Matriz SWOT. Postura Estratégica. Secretariado Executivo.

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo elaborar estratégias de planejamento a partir do Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) e da matriz SWOT para o curso de Secretariado Executivo da UEPa, com base em sua posição estratégica, através da análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças ambientais as quais os curso está sujeito em seu ambiente interno e externo, respectivamente. A pesquisa realizada é de caráter exploratório-descritivo, com abordagem de caráter qualitativo. Foram realizadas oficinas de DRP com os discentes dos quatro anos do curso de secretariado executivo da UEPa com o propósito de identificar, a partir da percepção dos mesmos, as variáveis ambientais que influenciam em sua formação e na gestão do curso pela universidade, considerando aspectos internos e externos. Os resultados da pesquisa apontam para uma postura estratégica de desenkvolvimento do curso, fato que demonstra grandes possibilidades de sucesso em planos que envolvam expansão e a diversificação do curso nos próximos anos. Para tanto, elaborou-se cinco  proposições estratégicas coerentes a esta posição estratégica envolvendo os principais aspectos apontados pelos discentes. Verifica-se que o curso de secretariado apresenta aspectos ambientais favoráveis ao alcance dos seus objetivos fundamentais no que envolve a formação, o desenvolvimento acadêmico-profissional e humanístico dos seus discentes.

DOI: 10.7769/gesec.v5i2.283

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Biografia do Autor

Aylana Cristina Lima de Almeida, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Secretariado Executivo Trilingue pela Universidade do Estado do Pará - UEPA.

Alexandre Jorge Gaia Cardoso, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Ciências Agrárias pela  Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA.

Docente do curso de graduação em Secretariado Executivo Trilingue da Universidade do Estado do Pará - UEPA.

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Publicado

2014-06-01

Como Citar

Almeida, A. C. L. de, & Cardoso, A. J. G. (2014). Diagnóstico Rápido Participativo e Matriz Swot: Estratégias de Planejamento Estratégico com Base na Atual Posição do Curso de Secretariado Executivo UEPA. Revista De Gestão E Secretariado, 5(2), 117–137. https://doi.org/10.7769/gesec.v5i2.283

Edição

Seção

Artigos