Competências dos Secretários-Executivos de uma Universidade Pública Federal: Uma Análise a partir da Perspectiva dos Gestores
Resumo
O presente estudo de caso, qualitativo e descritivo-interpretativo, visa analisar a percepção de gestores de uma Instituição Federal de Ensino Superior em relação às competências dos secretários-executivos e, assim, compreender de que forma as competências da profissão e do cargo foram adequadas ao contexto da Universidade e se é legítima a atual lotação desses profissionais. Nesse sentido, desenvolveu-se um estudo bibliográfico e documental acerca do conceito de competência, bem como dos conhecimentos, habilidades e atitudes típicas dos profissionais de Secretariado Executivo, o que viabilizou a realização de entrevistas semiestruturadas com treze dos quinze gestores onde há secretários-executivos lotados. A partir da análise de conteúdo, de modo geral, constatou-se que é legítima a participação do secretário-executivo na estrutura organizacional da Universidade, uma vez que, por conta do caráter multifuncional de sua carreira, várias são as possibilidades para o profissional nesse ambiente. Ainda assim, muitos poderiam ter suas competências potencializadas, de modo a gerar resultados mais alinhados aos objetivos organizacionais.
DOI: 10.7769/gesec.v4i3.216
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DOI: https://doi.org/10.7769/gesec.v4i3.216
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