A informação e suas tecnologias: uma análise descritiva e correlativa das ementas das disciplinas de informática em cursos de bacharelado em secretariado executivo de instituições públicas de ensino superior no Brasil

Autores

  • Maricilene Isaira Baia do Nascimento Universidade do Estado do Pará
  • Glaucy Learte da Silva Universidade do Estado do Pará - UEPA, Pará

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v4i3.213

Palavras-chave:

Informação, Tecnologia, Formação, Secretariado Executivo

Resumo

A pesquisa objetiva analisar descritiva e correlativamente as ementas das disciplinas de informática ofertadas em cursos de bacharelado em Secretariado Executivo de Instituições públicas de Ensino Superior -IES de diferentes regiões do Brasil, evidenciando a organização pela qual a disciplina está sendo ofertada nessas IES, bem como identificando as similaridades e peculiaridades que elas apresentam na organização da referida disciplina. Foram utilizadas ferramentas da estatística descritiva (medidas de localização, de dispersão e de forma de distribuição) e da correlação, em destaque para a correlação de Pearson, na realização da exploração dos dados, para os quais se adotaram as seguintes etapas: a) identificação das Instituições de Ensino Superior públicas no Brasil que ofertam os cursos de bacharelado em Secretariado Executivo, por meio do portal e-MEC; b) coleta das matrizes curriculares e dos projetos políticos pedagógicos as ementas das disciplinas ofertadas nos cursos de secretariado; c) identificação das ementas das disciplinas de informática e d) categorização das “áreas” da disciplina conforme observado nas ementas em questão. Participaram da pesquisa dez IES, a partir das quais foi possível observar o panorama de como está sendo construída a oferta de profissionais de Secretariado Executivo com habilidades na área de tecnologia da informação para o mercado de trabalho, e, também, o método adotado possibilitou diagnosticar as similaridades e peculiaridades na organização da oferta da disciplina de informática nos cursos de bacharelado em Secretariado Executivo nas diferentes Instituições pesquisadas, de diferentes regiões brasileiras.

DOI: 10.7769/gesec.v4i3.213

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maricilene Isaira Baia do Nascimento, Universidade do Estado do Pará

Curso de Secretariado Executivo Trilíngue na Universidade do Estado do Pará. Voluntária do Grupo de Pesquisa CUMA/UEPA e do Grupo de Pesquisa GESUST/UEPA.

Glaucy Learte da Silva, Universidade do Estado do Pará - UEPA, Pará

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará (2014-2017). Possui Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (PPGCS/UFPA), área de concentração em Sociologia, sendo bolsista do CNPQ (2010-2012). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (2003-2008). Possui experiência com pesquisa de campo nas áreas de sociologia e antropologia, trabalhando principalmente nas temáticas de violência, violência institucional, gênero e movimentos sociais. Atuou como Professora Horista da Universidade Estadual do Pará -UEPA ministrando as disciplinas: Fundamentos Sociológicos da Educação Física, Problemas Sócio-Econômicos e Elaboração de Projetos. Ministrou pelo PARFOR a disciplina Epistemologia das Ciências Humanas e Sociais para a turma de Licenciatura em Educação no Campo/ Moju-PA (Janeiro de 2014).

Referências

Campos, R. L. B. L. (2010). Qual o perfil do profissional da área de tecnologia da informação? SBC Horizontes, 3(3). Recuperado em 26 de maio, 2013, de http://portal.sbc.org.br/horizontes/doku.php?id=v03n03:31.

Carvalho, E. S. (2011). O impacto da gestão de documentos no processo de produção digital da TV Senado. Brasília: Senado Federal.

Castells, M. (1999). A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra. (Vol. 1: A era da informação: economia, sociedade e cultura.)

Faria, C. F. S. (2012). O parlamento aberto na era da internet: pode povo colaborar com o Legislativo na elaboração das leis? Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara.

Fernandes, I. & Souza, J. T. (2012, outubro). O perfil do profissional de secretariado de nível superior demandado no mercado brasileiro. Anais do Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Rezende, RJ, Brasil, IX. Disponível: www.aedb.br/seget/artigos12/50316683.pdf.‎

Galindo, A. G., Carvalho, I. C. & Souza, E. C. P. (2012). Cursos de bacharelado em secretariado na região norte do Brasil: análise exploratória de suas matrizes curriculares. Revista Gestão e Secretariado – GeSec. São Paulo. São Paulo (Vol. 3, n. 1, pp. 134-158.) DOI: https://doi.org/10.7769/gesec.v3i1.105

Leomar (2011). Conteúdo programático de procedimento de gestão de qualidades [Manual]. Rondônia: Senar-AR. Recuperado em 15 de julho, 2013, de www.senar-ro.org.br/instrutores/PG10.pdf‎.

Lira, S. A. (2004). Análise de correlação: abordagem teórica e de construção dos coeficientes com aplicações. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil. Disponível: www.ipardes.gov.br/biblioteca/docs/dissertacao_sachiko.pdf.

Nonato, R., Jr. (2009). Epistemologia e teoria do conhecimento em secretariado executivo: a fundação das ciências da assessoria. Fortaleza: Expressão Gráfica.

Sála, J. S. (2008). Guia de informação para secretários executivos. Brasília. Disponível:http://www.fenassec.com.br/pdf/artigos_trabalhos_guia_secretariado_janeide.pdf .

Santomé, J. T. (1998). Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas.

Saracevic, T. (1996). Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação. Belo Horizonte (Vol. 1, n. 1, pp. 41-62).

Scarton, G. (2002). Guia de produção textual: assim é que se escreve. Como redigir uma ementa [Manual]. Porto Alegre: PUC-RS. Disponível: http://www.pucrs.br/gpt.

Tarapanoff, K., Suaiden, E. & Oliveira, C. L. (2002). Funções Sociais e oportunidades para profissionais da informação. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação. Rio de Janeiro. (Vol. 3, n. 5, [s. p].) Disponível: http://www.datagramazero.org.br/out02/Art_04.htm.

Tenório, F. G. (2007). Tecnologia da informação transformando as organizações e o trabalho. Rio de Janeiro: Editora FGV.

Downloads

Publicado

2013-12-01

Como Citar

Baia do Nascimento, M. I., & da Silva, G. L. (2013). A informação e suas tecnologias: uma análise descritiva e correlativa das ementas das disciplinas de informática em cursos de bacharelado em secretariado executivo de instituições públicas de ensino superior no Brasil. Revista De Gestão E Secretariado, 4(3), 01–29. https://doi.org/10.7769/gesec.v4i3.213