A Profissão e Atuação do Secretário Escolar no Ensino Público e Privado em Escolas de São Sebastião-DF
Resumo
Este artigo é resultado de pesquisa sobre a profissão do secretário escolar em escolas urbanas, públicas e privadas, de pequeno e grande porte na cidade de São Sebastião, no Distrito Federal. Objetivou-se analisar o trabalho do secretário nas escolas diante da composição pedagógica e administrativa, do perfil do secretário escolar, das atribuições, das rotinas de trabalho e das possíveis mudanças e inovações. A metodologia faz parte da abordagem qualitativa e quantitativa através um estudo etnográfico realizado por meio da pesquisa de campo e entrevista com o secretário e o diretor, através da aplicação questionário semiestruturado, observações e registros fotográficos no ambiente de trabalho em quatro escolas (duas privadas e duas públicas). O estudo mostrou que a profissão do secretário escolar e a carreira de assistência educacional têm crescido muito no país, principalmente em escolas urbanas com número maior de aluno, docentes, composição pedagógica, administrativa e apoio-técnico. Também que a atuação deste profissional pode ser diferente no espaço público e privado, da escola de porte pequeno a grande, da presença de profissionais com ensino superior e em processo de formação em nível técnico. Isso por que o secretário escolar está se constituindo como um sujeito da profissão devendo atender ao contexto moderno da nossa sociedade, que tem como requisito formação e qualificação condizente ter curso de nível técnico ou tecnólogo. Cada vez mais se reconhece a relevância deste profissional da secretaria escolar, na gestão da secretaria de educação, na gestão da escola e na vida escolar dos alunos.
DOI: 10.7769/gesec.v4i3.195
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