Satisfação no Atendimento: Um Estudo na Empresa JM Alarmes em Guarapuava/PR

Roseli de Oliveira Machado, Juliane Sachser Angnes, Marcela Elise Bordinhão Pimentel, Luciano Mazur

Resumo


Diante da competitividade imposta pelo mercado, a satisfação no atendimento torna-se um dos aspectos essenciais para o sucesso dos negócios, e por isso, grande parte das empresas visa ampliar a qualidade na oferta dos produtos e serviços. Focado nesta concepção, este estudo apresenta resultados parciais de uma pesquisa realizada no ano de 2011 para o trabalho de conclusão no curso de Secretariado Executivo e que se propôs a identificar a satisfação no atendimento prestado pela empresa JM Alarmes, localizada na cidade de Guarapuava - Paraná. Trata-se de uma pesquisa de campo exploratória que utilizou a pesquisa bibliográfica, o questionário em formato likert, a pesquisa documental, a observação participante e o diário como principais técnicas de pesquisa. O questionário de pesquisa foi aplicado em uma amostra composta por 71 clientes no período de 1 a 30 de setembro de 2011, visando diagnosticar o nível de satisfação em relação ao atendimento prestado pela empresa. Desta forma, foi possível avaliar as percepções dos clientes, apontando deficiências em relação ao atendimento prestado, ao mesmo tempo em que demonstrou aos colaboradores a relevância em se desenvolver um atendimento voltado às necessidades dos clientes e não apenas o cumprimento de metas.

DOI: 10.7769/gesec.v4i2.182


Palavras-chave


Qualidade no atendimento; Satisfação; Atendimento ao Cliente;

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