Empreendedorismo Feminino: Um Estudo sobre sua Representatividade no Município de Toledo – Paraná

Fernanda Cristina Sanches, Carla Maria Schmidt, Ivanete Daga Cielo, Marta Karina Schmitz Kühn

Resumo


A entrada e participação da mulher no mercado de trabalho, bem como seu crescimento profissional, tem tornado o empreendedorismo feminino uma temática do interesse de vários autores. Nesta dinâmica, o objetivo da pesquisa foi colaborar com um maior entendimento sobre a atuação das mulheres enquanto empreendedoras nos setores econômicos de indústria, comércio e serviços. Para tanto, possui como objeto de estudo as empreendedoras do município de Toledo, localizado na Região Oeste do Paraná. Como fonte de coleta de dados empíricos foi utilizado o cadastro de empresas credenciadas na Prefeitura Municipal de Toledo (2010). Os resultados indicaram que no município há uma participação ativa da mulher enquanto empreendedora, com um total de 58% de participação feminina, sendo que o setor com maior destaque é do comércio.

DOI: 10.7769/gesec.v4i2.178


Palavras-chave


Empreendedorismo feminino; Setores econômicos; Mercado de trabalho.

Texto completo:

PDF

Referências


Cassol, N. K. (2006). A produção científica na área de empreendedorismo feminino: análise dos estudos indexados na base de dados do Institute for Scientific Information (ISI). 2006. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Regional de Blumenau, Blumenau.

Dornelas, J. C. A. (2003). Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. Rio de Janeiro: Elsevier.

GEM. Global Entrepreneurship Monitor (2010) Empreendedorismo no Brasil: 2010. Relatório Nacional. Curitiba: Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade.

Gomes, F. A., Santana, P. G., & Silva, M. J. (2005). Mulheres empreendedoras desafios e competências. Técnica Administrativa. Buenos Aires, vol. 4, n. 24, out./dez. 2005.

Hashimoto, M. (2006). Espírito Empreendedor nas Organizações: aumentando a competitividade através do intra-empreendedorismo. São Paulo: Saraiva.

Hisrich, R. D, Peters, M. P., & Shepherd, D. (2009) A. Empreendedorismo. Rio Grande do Sul: Bookman.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Recuperado em fevereiro de 2012 de .

Machado, H. V. (2002). Identidade empreendedora de mulheres no Paraná. (Tese de Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina.

Meira, C., Durante, R. L., & Oliveira, L. S. (2008). Empreendedorismo Feminino: casos de sucesso de empresárias do Sudoeste do Paraná. In: Anais do Congresso Internacional de Administração, 2008, Ponta Grossa. Anais do ADM 2008, Ponta Grossa.

Silveira, A., Gouvea, A. B. C. T., & Hoeltgebaum, M. (2007). Empreendedorismo feminino: Características, considerações e entendimentos de mulheres gerentes de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina, Brasil. In: Anais do X Seminário em Administração, 2007. São Paulo. Anais do X SIMPOI, São Paulo.

Prefeitura do Município de Toledo (2010). Recuperado em fevereiro de 2010 de .




DOI: https://doi.org/10.7769/gesec.v4i2.178

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Fernanda Cristina Sanches, Carla Maria Schmidt, Ivanete Daga Cielo, Marta Karina Schmitz Kühn

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

GeSec - Revista de Gestão e Secretariado | São Paulo, São Paulo, Brasil | e-ISSN:2178-9010

Para referências:

R. G. Secr., GESEC.

Esta Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia