A Tecnologia da Informação como Agente de Mudança no Perfil do Profissional de Secretariado
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v3i2.165Palavras-chave:
Secretariado, Tecnologia da Informação, Mudanças.Resumo
Ao longo dos anos, a profissão de secretariado passou por mudanças significativas, desde a perda de seu caráter informal, à regulamentação como profissão. A partir da automação dos escritórios, as antigas ferramentas – tais como o carbono, a máquina de escrever e o telex – foram substituídas por modernas impressoras, computadores, Internet, dentre outras.Assim, o objetivo geral deste trabalho é identificar o impacto da TI nas atividades de rotina do profissional de secretariado para ter uma imagem mais aproximada do quão aquela influenciou na mudança do perfil deste e de que forma essa mudança ocorreu.Para a realização desta pesquisa, foi utilizada a metodologia de caráter descritivo e exploratório. Para tanto, foram utilizados questionários estruturados com questões objetivas e subjetivas a respeito das práticas adotadas no dia a dia do profissional e das influências que a TI exerce sobre seu trabalho. Os resultados apontam que o secretariado de hoje em nada lembra aquele escriba submisso sem poder decisório e reativo. O novo profissional mostra-se proativo, capaz de tomar decisões de forma mais assertiva, rápido e respaldado pela capacidade de liderança quando da ausência de um superior hierárquico, assume o papel de cogestor entre os diferentes públicos envolvidos no processo administrativo.
DOI:10.7769/gesec.v3i2.165
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