Qualidade de Vida no Trabalho: Um Enfoque no Profissional de Secretariado Executivo de Uma Instituição Federal de Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v3i2.132Palavras-chave:
Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Ergonomia. Secretariado Executivo.Resumo
Tendo em vista as grandes mudanças geradas pela globalização, as empresas chegaram à conclusão de que os trabalhadores são seus maiores bens. Desta maneira, começaram a pensar e estudar formas de melhorar seu desempenho, levando em consideração que estes passam a maior parte de suas vidas no trabalho. Surgiram assim os primeiros estudos sobre a Qualidade de Vida no Trabalho, tema central desta pesquisa, que enfocou este aspecto nos secretários executivos de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Recorreu-se à literatura pertinente para se fundamentar as questões teóricas e logo em seguida foram aplicados questionários aos profissionais de secretariado executivo da Universidade Federal de Itajubá, abordando os aspectos ergonomia, ambiente de trabalho, saúde e sistema de trabalho, além de detalhes do mobiliário utilizado pelos profissionais. Os dados foram tabulados e chegou-se à conclusão de que os secretários executivos que participaram estão satisfeitos com a QVT que possuem. Ainda assim, a maioria afirmou não ter tido informações sobre como evitar doenças ocupacionais que poderiam ser geradas pelo uso prolongado do computador, pelo apoio inadequado dos pés e mãos ou pela maneira errada de se posicionar na cadeira, fatos percebidos durante a pesquisa. Desta forma, recomenda-se que a UNIFEI instrua os seus funcionários, de maneira geral, sobre ergonomia e como prevenir o surgimento de LER/DORT.
DOI:10.7769/gesec.v3i2.132
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